Iguatu
Alocação de açudes de Iguatu e região têm parâmetros definidos por comitê
O encontro do comitê da Sub-bacia do Alto Jaguaribe foi marcado pela definição e aprovação dos Parâmetros mínimos e máximos de vazões para Alocação Negociada de Água dos Açudes isolados da Sub-bacia.
A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) de Iguatu apresentou, na reunião da última quarta-feira, 22, que Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe atualmente conta com 1,395 bilhão de m³, equivalente a 50,4% de sua capacidade máxima.
Na oportunidade foi ressaltado o quadro de criticidade dos reservatórios e explicou que os açudes Mamoeiro, em Antonina do Norte, e Benguê, em Aiuba, estão sem possibilidade de alocação.
Após deliberações, o Comitê definiu e aprovou os Parâmetros de Alocação para cinco açudes que irão operar neste 2º semestre de 2022: açude Trussu – Mínimo: 0 L/s; Máximo: 250 L/s; açude Muquém – Mínimo: 200 L/s; Máximo: 300 L/s; açude Arneiroz II – Mínimo: 170 L/s; Máximo: 520 L/s; açude Canoas – Mínimo: 35 L/s; Máximo: 185 L/s; açude Faé – Mínimo: 2 L/s; Máximo: 102 L/s.
A vazão do açude Orós, maior reservatório do Alto Jaguaribe, será definida na Reunião de Alocação dos Vales do Jaguaribe e do Banabuiú, em 5 de julho, em Limoeiro do Norte.
A Sub-bacia do Alto Jaguaribe abrange uma área de drenagem de 24.639 km2, correspondente a 16,56% do território cearense. Localiza-se a montante do açude Orós. Esta bacia é composta por 24 municípios e apresenta a capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.792.563.000 bilhões de m3, num total de 18 açudes públicos monitorados quantitativamente e qualitativamente pela COGERH.
PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

