Saúde
ALIMENTAÇÃO: Gordura de origem vegetal faz bem à saúde
Nem toda gordura faz mal à saúde. Existem gorduras saudáveis conhecidas como insaturadas que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças como infarto e derrame, por exemplo. A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que a maioria das gorduras insaturadas pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal.
Nem toda gordura faz mal à saúde. Existem gorduras saudáveis conhecidas como insaturadas que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças como infarto e derrame, por exemplo. A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que a maioria das gorduras insaturadas pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal.
“A exemplo dos óleos como o óleo de soja, milho e girassol, e de algumas frutas como abacate, do azeite e das oleaginosas que são as castanhas, amêndoas, nozes e amendoim.”
A jornalista Cristiane Galvão sempre se alimentou bem. Ela conta que inclui diariamente no cardápio alimentos ricos em gorduras saudáveis:
“Eu evito comer carne vermelha, de manhã eu sempre faço uma vitamina com castanha de caju, malho bastante, tenho realmente essa escolha, os meus alimentos são todos com azeite, quando eu faço em casa eu procuro até usar o azeite cru. Você sente uma melhora na pele, a pele fica mais bonita, você tem menos acne, a gordura abdominal também fica mais reduzida.”
Carne, leite integral e queijo amarelo são alguns alimentos ricos em gorduras que fazem mal para o organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, essas gorduras podem causar infarto, acidente vascular cerebral e câncer, caso sejam consumidas em excesso. O Ministério da Saúde disponibilizou na internet um guia com todas as informações sobre alimentação saudável. O endereço é: www.saude.gov.br/nutricao, sem acento e sem til.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

