Noticias

Agência reguladora da Europa aprova vacina contra covid-19 da Novavax

Published

on

Segundo estudos, imunizante aplicado em duas doses apresenta eficácia de 90%.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), aprovou, nesta 2ª feira (20.dez), a vacina contra covid-19 da Novavax para uso emergencial. Como a maioria dos imunizantes, a aplicação é realizada em duas doses e contempla, até o momento, apenas maiores de 18 anos.

“A EMA recomendou a concessão de uma autorização de comercialização condicional para a vacina da Novavax contra a covid-19, a Nuvaxovid (também conhecida como NVX-CoV2373) para prevenir a covid-19, em pessoas a partir dos 18 anos de idade”, disse a agência em comunicado. A entidade reforçou ainda que “os dados relativos à vacina são robustos e cumprem os critérios da União Europeia para eficácia, segurança e qualidade”.

Os testes clínicos revelaram que a vacina desenvolvida pela Novavax tem uma eficácia de 90% contra o novo coronavírus, inclusive contra as variantes Alfa e Beta. A agência também afirmou que os efeitos secundários de administração da vacina “foram geralmente ligeiros ou moderados e desapareceram alguns dias após a imunização”, incluindo dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, náuseas ou vómitos.

A vacina da Novavax é a quinta aprovada para uso na União Europeia contra a covid-19. Em agosto, a Comissão Europeia e a farmacêutica já assinaram um contrato para entrega de até 200 milhões de doses de vacinas. Com a liberação, espera-se que a distribuição dos imunizantes comece a partir de janeiro de 2022.

Fonte: SBT News

Confira mais informações no portal WWW.MAISFM.COM

EM ALTA

Sair da versão mobile