Ceará

Cariri lidera o número de queimadas no Ceará, em setembro

Published

on

Em setembro, a região do Cariri liderou o ranking de queimadas no Ceará, com 2.116 registros, segundo um relatório da Enel Ceará. A região Centro- Sul ficou em segundo lugar com 1.878 ocorrências, seguida pela Grande Fortaleza, com 1.184 casos. Entre os municípios com mais queimadas, destacam-se São Gonçalo do Amarante (722), Cariús (356), Acopiara (297), Araripe (292) e Jucás (254).

De acordo com o relatório, houve um aumento de 112% no número de queimadas no Ceará em setembro em comparação com agosto. A Enel atribui esse aumento à elevação das temperaturas e à continuidade dos ventos, que favorecem a propagação dos incêndios.

Francisco Queiroz, responsável pela Alta Tensão da Enel Ceará, explicou que o monitoramento das queimadas permite a organização das equipes para realizar as operações elétricas necessárias durante os incêndios. “Preparamos equipes disponíveis, operadores nas subestações e ficamos alerta para, na hora que o sistema sinalizar qualquer ocorrência, podermos fazer manobras de carga e evitar a interrupção do sistema elétrico”, ressaltou Francisco.

Em 2023, a maioria dos focos de queimadas no Ceará foi registrada no segundo semestre, entre agosto e dezembro. Nesse período, foram contabilizados mais de 61 mil focos de incêndio no estado, refletindo a severidade do problema.

Esse aumento significativo nas queimadas sublinha a importância do monitoramento e das medidas preventivas para mitigar os impactos dos incêndios e garantir a segurança das populações afetadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile