Noticias

Acessibilidade: Garoto de 12 anos com deficiência visual faz adaptação de álbum de figurinhas da Copa

Published

on

Como é tradicional, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) lançou neste mês de agosto o seu álbum de figurinhas com todas as 32 seleções classificadas pra a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Para Pedro Maron Barreto, de 12 anos, entrar na brincadeira, no entanto, a edição precisou ser adaptada.

Pedro é deficiente visual e, com a ajuda de seus pais, o menino que mora em Brasília fez uma série de publicações na última quarta-feira, 24, em seu Instagram, mostrando todo o processo de adequação do álbum de figurinhas para ele pudesse utilizá-lo.

O momento, tem repercutido na internet e encantado os seguidores do garoto.

Utilizando adesivo transparente para transcrever as palavras em braille e adesivos de bolinha para contabilizar os espaços a serem preenchidos, Pedro repete o processo que fez na Copa anterior, em 2018, e consegue tornar o material acessível a suas necessidades.

“Com as figurinhas dos países numeradas de 1 a 20, consigo localizar onde colar cada uma. Mas preciso de ajuda para saber o nome de cada jogador. Torcida Panini, que tal um álbum mais inclusivo, hein? Afinal, só no Brasil são mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão”, questionou o jovem.

O caso também chamou atenção do influenciador Pedro Valente, que reagiu ao vídeo do menino e trouxe mais repercussão para o momento.

Fonte: OPovo

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIREITO DO CONSUMIDOR – FRAUDES BANCÁRIAS

EM ALTA

Sair da versão mobile