Regional

Academia das Artes e Talento Jovem movimentam Cultura de Acopiara

[caption id="attachment_2074" align="alignleft" width="700"](Foto:Kelton Bruno)[/caption][caption id="attachment_2075" align="alignright" width="700"](Foto:Kelton Bruno)[/caption][caption id="attachment_2076" align="alignleft" width="500"](Foto:Kelton Bruno)[/caption]A Cia. Deus Baco de Teatro Amador de Acopiara e a Associação de Apoio ao Protagonismo Juvenil – APJ vem movimentando a cultura de Acopiara através dos Pontos de Cultura em projetos desenvolvidos com a parceria do Governo do Estado e do Governo Federal.

Published

on

(Foto:Kelton Bruno)

(Foto:Kelton Bruno)

(Foto:Kelton Bruno)

A Cia. Deus Baco de Teatro Amador de Acopiara e a Associação de Apoio ao Protagonismo Juvenil – APJ vem movimentando a cultura de Acopiara através dos Pontos de Cultura em projetos desenvolvidos com a parceria do Governo do Estado e do Governo Federal.

Instalado na Avenida Paulino Félix, o Ponto de Cultura Academia das Artes ao longo dos últimos quatro anos já beneficiou diretamente mais de 1.200 pessoas que tiveram a oportunidade de se capacitar gratuitamente em cursos básicos e avançados de informática, teatro, dança de rua, edição de vídeo, comunicação em rádio, violão, desenvolvimento social e pintura.

Outras ações desenvolvidas pela Cia. Deus Baco, entidade mantenedora da Academia das Artes, são os Shows Culturais, Dia das Crianças, Festinhas de Natal, São João, Cinemas, Biblioteca Multi Leitura, Caravana ‘Deus Baco em Cena’ atividades itinerantes que já visitaram cerca de 10 comunidades tendo beneficiado diretamente mais de 8.000 pessoas e construindo mais de 20 parcerias locais.

Como fruto de uma dessas parcerias nasceu em 2012 o Ponto de Cultura Talento Jovem, projeto inspirado na Academia das Artes que fica localizado na Vila Esperança.

O projeto surgiu com o desafio de movimentar a cultura local com a criação de um espaço de referência e de encontro para a comunidade, que com quase um ano de vida já ofertou cursos de capoeira, teatro, pintura, campanhas contra o diabetes e a pressão alta e uma rádio comunitária. 

Dentro do ‘Talento Jovem’, uma das ações que tem chamado à atenção da comunidade é o Cine Clube NOVO OLHA com exibições cinematográficas que acontece toda quinta-feira na sede do projeto. Com equipamentos de primeira qualidade, telão de 200 polegadas e bons filmes, o Cine Clube NOVO OLHAR tem proporcionado a população local, a oportunidade de consumir cultura em data e horário certo. 

Firmando uma parceria em prol da cultura de Acopiara, os Pontos de Cultura Academia das Artes e Talento Jovem estão oferecendo atualmente a comunidade os cursos de informática básica, poesia, jornalismo comunitário e dança de rua, além da utilização de seus espaços físicos por artistas, grupos, estudantes, blocos carnavalescos e clubes de serviço, para realização de ensaio, pesquisa, reunião, enfim vem servindo como ponto de referência para a cultura do município.

“Há mais de 10 anos lutamos para o crescimento da cultura em Acopiara, queremos quebrar o ciclo de pobreza que existe em nossa cidade e acreditamos que a força da juventude protagonista é a mola mestra para alcançar esse desafio”, ressalta Gleirton Dias, coordenador técnico dos projetos. 

Gleirton Dias acrescenta que a manutenção desses projetos se dá por diversas maneiras: “Até dezembro de 2012 a Academia das Artes contava com apoio da Prefeitura de Acopiara, através de um convênio que, com a mudança de gestão foi cancelado. A partir daí buscamos outras formas para mantermos nossos serviços à população, por meio de captação de recursos em instituições que apoiam a cultura. O Deus Baco e a APJ desenvolvem a ‘Campanha Sua Nota Vale Dinheiro’, onde pessoas físicas e empresas doam suas notas e/ou cupons fiscais, e trocamos na SEFAZ por um incentivo financeiro”.

A Academia das Artes e o Talento Jovem vão levar bibliotecas, cinema, apresentações e cursos para os quatro cantos de Acopiara. “Iremos para dentro das escolas e associações, pois é fazendo parcerias que se constrói uma cidade melhor e desenvolvida. Mensalmente estamos editando e distribuindo o jornal Abre Alas e até julho desse ano iremos lançar um livro produzido por nossos alunos retratando os resultados do nosso trabalho, pois a CULTURA NÃO PODE PARAR”, conclui Gleirton Dias.

 

*Kelton Bruno de Souza – Coordenador Pedagógico

EM ALTA

Sair da versão mobile