AssuntosNet

Nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá dois milhões de vagas em 2016

Published

on

O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (9). Com o Pronatec, avaliou Dilma, o governo cria formas de ampliar a competitividade do Brasil. “Estamos hoje aqui criando não só um caminho de oportunidade para milhões de brasileiros e brasileiras estamos criando um caminho para o próprio País”. O País precisa desse investimento para ultrapassar, não só esse momento e voltar a crescer. Mas, quando voltar a crescer, voltar sempre com melhor qualidade, com maior capacidade de inovação. É isso que nós queremos: mais e melhor”, destacou.

Deputado federal justifica suposta assinatura falsa: Estava sob suspeita de álcool

O deputado federal Vinícius Gurgel (PR-AP) se defendeu da acusação de que uma carta de renúncia em seu nome tinha a assinatura falsificada (veja mais). Durante a sessão desta quarta-feira (9) do Conselho de Ética da Câmara, ele afirmou que havia bebido e sob o efeito de um remédio controlado, o que explicaria os traços estranhos. “Bebi um pouco. Estava sob efeito de álcool com remédio controlado. Se alguém quiser duvidar, as instituições estão aí para isso. A assinatura é minha. Eu queria que pedissem para a Mesa laudos psicológicos e psiquiátricos; por problemas íntimos, tomo remédio de tarja preta”, explicou o parlamentar, que encerrou sua fala dizendo que precisava ir embora por não estar passando bem.

Odorico deixa PT

Incômodos internos seriam os motivos. O deputado federal Odorico está se transferindo para o Pros, e adiantou que suas bandeiras permanecem as mesmas. “Estou sendo tangido do PT, tangido”, disse, ontem à tarde, na sala do seu apartamento em Fortaleza, ao confirmar para O POVO que está trocando de sigla e ainda hoje organiza um ato para oficializar filiação ao Pros. Acertado com a cúpula nacional do Pros, Odorico Monteiro adianta que tencionará no novo partido para que ele assuma uma linha de centro-esquerda. Vereadores Rômulo e Marconi Filho devem seguir a linha do parlamentar.

Senador Pimentel sugere alterações na MP que trata das dívidas agrícolas

José Pimentel (PT), líder do Governo no Congresso, apontou, nesta quarta-feira, pontos da Medida Provisória 707/2015 que poderão ser aperfeiçoados para resultar em melhorias para os produtores rurais do Nordeste. A MP suspende a cobrança judicial de dívidas de empreendimentos da Sudene e ainda refinancia as dívidas de caminhoneiros.

Senado aprova MP que reduz o número de ministérios de 39 para 31

Medida, que foi proposta por Dilma, também fundiu e incorporou pastas. O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) a medida provisória da reforma administrativa que reduziu o número de ministérios de 39 para 31. A medida foi aprovada de maneira simbólica, diante de um plenário praticamente vazio. Como o texto já havia passado pela Câmara, a medida segue agora para sanção presidencial.

Ministro da Justiça terá de optar entre cargo e carreira

Uma semana depois de o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, tomar posse, o Supremo Tribunal Federal decidiu que ele terá que deixar o cargo em vinte dias, a não ser que peça exoneração do Ministério Público da Bahia. Sem um plano alternativo, o governo corre contra o tempo para encontrar um substituto. A presidente Dilma tenta um nome técnico, enquanto o PT pressiona por um político.

Funcef abre disputa com OAS

Com o argumento de que a Lava-Jato “mudou o cenário”, a Funcef tenta reaver, numa câmara de arbitragem, R$ 200 milhões aplicados num fundo da OAS, revela O Globo. Funcionários da Caixa e dos Correios começarão a pagar em maio o rombo nos fundos de pensão.

Inflação dá trégua

Em fevereiro, alta de preços ficou em 0,90%, abaixo do 1,27% de janeiro. Mas foi a recessão que segurou os reajustes. Segundo analista, a inflação continua alta e, sobretudo, espalhada demais refletindo nos desempregados. Sinais foram percebidos em fevereiro em itens como alimentação fora de casa, passagens aéreas e gastos médicos.

Microcefalia avança

Os casos de microcefalia ou de distúrbios neurológicos ligados a infecções congênitas subiram 16% em uma semana. Dos 745 registros feitos no país, 88 têm relação com o vírus zika.

A chuva voltou

Chuvas voltando para alegria do povão. Sem dúvidas, é o principal assunto nas rodas de conversas. E nesta madrugada, segundo informações, os pluviômetros da Ematerce atingiram 19 mm. Em alguns locais sem calçamento, lixo e esgoto a céu aberto, os transtornos continuam. Caso dos assentados é tido como mais grave.

Habitação municipal

O vereador Mário Rodrigues cobra do prefeito municipal, posicionamento sobre a situação do programa habitacional e os motivos que levaram o empresário do ramo de desistir do projeto em Iguatu. Trata-se do residencial Senhora Sant’Ana. Porque as discussões não avançaram?

Copa do Nordeste

Ceará vence o Flamengo-PI (2×0) fora de casa e dorme na liderança isolada do Grupo E da Copa do Nordeste. E no confronto entre leões, o cearense venceu o pernambucano por 2 a1 na Arena Castelão.

Transporte Escolar

O tema é polêmico quando se trata do direito e das más condições em alguns veículos. A prefeitura não pode se calar diante das recentes denuncias. O monopólio é outro fato que divide opiniões sobre a prestação dos serviços pela gestão municipal.

Assuntosnet: Quinta-feira (10) de Março, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile