Institucional
A História do Rádio
A História do Rádio se confunde com a história de vários personagens que contribuíram para que hoje possamos ligar a nossa TV em casa e assistir um programa transmitido ao vivo, por exemplo, do Japão. Lee De Forest inventou a primeira transmissão de ópera pelo rádio, dezenas de pessoas ao longo de centenas de anos, participaram desta descoberta que revolucionou o século vinte, aproximando, divertindo, informando e salvando milhões de pessoas ao redor do mundo.
Michael Faraday, inventor inglês descobriu em 1831 a indução magnética assim como a grande contribuição dada por James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas, diferente somente em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000) trezentos mil quilômetros por segundo.
Em 1864 o físico escocês James Clerk Maxwell lançou a teoria de que uma ‘onda luminosa’ podia ser como uma perturbação eletromagnética que se prolongava no espaço vazio atraída pelo éter. O princípio de Maxwell era de que ondas de natureza eletromagnéticas povoavam o infinito em todas as direções e a luz e o calor radiante pertenciam a este tipo de ondas. O físico morreu e deixou ao mundo apenas a idéia através desta teoria matematicamente comprovada, sem poder, contudo, levá-la para o campo experimental.
Em 1887, vinte e três anos mais tarde, Heinrich Rudolf Hertz, um jovem estudante alemão impressionado com a teoria de Maxwell, construiu um aparelho com duas varinhas metálicas de 8 centímetros de comprimento, colocadas no mesmo sentido e separadas por um intervalo de 2 centímetros; unindo cada varinha aos pólos de um gerador de alta tensão, carregava-se um condensador, parte integrante do equipamento, que sofria o mesmo número de alterações. O dispositivo produzia correntes alternadas de período extremamente curto, que variavam rapidamente. Realizou-se o sonho de Maxwell , as ondas descobertas foram chamadas de “Ondas Hertzianas” em homenagem a seu descobridor.
Hertz depois verificou que essas ondas viajavam com a mesma velocidade da luz: trezentos mil quilômetros por segundo. Em 1895, o italiano Guglielmo Marconi, após assistir em Bolonha, a repetição da experiência de Hertz, veio-lhe a genial idéia de transmitir sinais à distância. Utilizando o dispositivo do físico alemão. Ele entregou-se pacientemente ao estudo das ondas Hertzianas. Dois anos mais tarde, Marconi descobriu o princípio de funcionamento da antena, resolvendo com isso um grande problema: enviar sinais pelo espaço.
Em 1896 ele enviou mensagens em código ‘Morse’, de Do ver, na Inglaterra, a Viemeux na França, cobrindo uma distância de 32 milhas a velocidade de 20 palavras por minuto. Guglielmo Marconi teve o mérito de reunir os conhecimentos obtidos no campo da radioeletricidade, utilizando-os para construir um aparelho que pudesse controlar aqueles sinais propagados pelo espaço. Naquele mesmo ano, ele obteve em Londres, Inglaterra, a patente do seu invento.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

