Brasil

A cada desastre natural no Brasil, em média, 3,4 mil pessoas são afetadas

Published

on

A cada desastre natural ocorrido no Brasil em 2022, cerca de 3,4 mil pessoas foram afetadas diretamente. Foi o que a reportagem da CNN apurou, com base em um levantamento produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). No estudo, foram contabilizados os desalojados, desabrigados, vítimas fatais e pessoas afetadas pelas estiagens.

Os dados mostram que quase oito milhões de brasileiros foram afetados por catástrofes ambientais nos primeiros três meses deste ano. Enquanto isso, no mesmo período analisado, foram contabilizadas 2,2 mil ‘anormalidades’ ambientais no país, como aponta o relatório.

Entre os eventos adversos, as secas e estiagens foram as mais recorrentes, sendo responsáveis por 40% dos problemas ambientais no Brasil em 2022. Já as fortes chuvas, as enxurradas, as inundações e os alagamentos representam, juntos, 15,7% das ocorrências. Os vendavais e os deslizamentos também aparecem na lista com um percentual de 3,2% e 1,3%, respectivamente.

O estado de Minas Gerais foi o mais afetado por catástrofes ambientais, com 8 mil eventos ao longo dos primeiros meses do ano. Logo em seguida aparecem Bahia, Paraíba e Santa Catarina, que totalizam 14 mil anormalidades. O Rio de Janeiro também aparece como destaque negativo, com quase 1,5 mil desastres. No estado fluminense, os principais problemas foram referentes ao volume de chuvas e aos deslizamentos.

Para o pesquisador e biólogo, Mário Moscatelli, o cenário atual é um “filme de terror”. Ele destaca que as tragédias ambientais serão cada vez mais comuns, caso políticas públicas não sejam adotadas.

Fonte: CNN Brasil

https://open.spotify.com/episode/3WQYkvfi47cXy7XCen7KCf

EM ALTA

Sair da versão mobile