Conecte-se conosco

Mundo

Artesanato cearense é destaque no Museu do Louvre, em Paris

Publicado

on

O artesanato cearense ganhou destaque no Museu do Louvre, em Paris, na última sexta-feira, 20. O Carrossel do Louvre inaugurou uma vernissage com as obras, que permanecerão expostas até este domingo, 22. Para essa exposição, a Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), selecionou cinco talentosos artesãos especializados em escultura em madeira. Três desses artesãos estão presentes na exposição em Paris. A própria secretária da Proteção Social, Onélia Santana, também participa do evento.

A mostra é realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva Pavesi. A curadoria escolheu cinco esculturas em madeira que celebram a arte popular do Cariri. As obras selecionadas incluem o Divino Espírito Santo (Silvana), o Reisado Jaraguá (Racar), a Beata (Graciano), a Romaria (Din) e a Favela (Paulo Sérgio). Essas peças retratam lendas populares, religiosidade e o cenário urbano da região do Cariri.

Durante a viagem, Onélia Santana também foi homenageada pela Divine Académie por seu compromisso com o artesanato cearense. Na noite de sábado, no Palácio George V, em Paris, ela recebeu a prestigiosa Grande Medalha de Ouro da República Francesa 2023.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.