Ceará
Professores da Uece declaram fim da greve
Os professores da Uece (Universidade Estadual do Ceará) reunidos em assembleia decidiram, na manhã desta quinta-feira, 16, pelo fim imediato da greve da universidade. Foram 154 votos favoráveis e uma abstenção.
Os professores da Uece (Universidade Estadual do Ceará) reunidos em assembleia decidiram, na manhã desta quinta-feira, 16, pelo fim imediato da greve da universidade. Foram 154 votos favoráveis e uma abstenção.
No início desta manhã, a presidente do sindicato dos professores da Uece, Elda Maciel, já havia declarado com exclusividade a rádio O POVO CBN o fim da greve. De acordo com a presidente, o governador Cid Gomes se comprometeu a assinar um acordo que garante que os cinco principais pontos de reivindicação dos professores serão atendidos.
O governo do Estado assinará um acordo nas próximas horas, assim que o fim da greve for oficialmente declarado. As cinco reivindicações tem data marcada para serem atendidas. Os sindicatos terminam a greve hoje, mas permanecem em estado de greve até que todos os pontos sejam atendidos.
“Começamos a greve juntos, e juntos vamos termina-la”, disse Elza Maciel durante a assembleia realizada na manhã desta quinta-feira no auditório central do Campus da UECE no Itapery. Apesar da URCA e da UVA já terem terminado a greve nesta quarta-feira, 15.
Retorno às aulas
As aulas devem retornar imediatamente, o dia e hora do retorno fica a critério da reitoria de cada uma das universidades. A prioridade é finalizar o semestre letivo 2013.2, e iniciar o quanto antes o 2014.1.
“O calendário será apertado, mas garantimos que nenhum estudante será prejudicado”, declarou Elda Maciel representante da união dos sindicatos dos professores da UECE, URCA e UVA.
Reivindicações
Os cinco pontos são: regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores; reestruturação da tabela salarial dos técnico-administrativos conforme proposta da categoria; ampliação da verba para assistência estudantil para as três universidades; realização de concurso para professores contratação de professores efetivos. A necessidade seria dividida em um concurso emergencial com 450 vagas e outro com 339 a ser acertado no processo de negociação; investimento na reforma e expansão da estrutura do campus da Uece em Itapipoca, assim como a criação de novos cursos de graduação.
Redação O POVO Online
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

