Economia
O sofrimento dos microempresários na pandemia
A pandemia do coronavírus tem afetado de forma significativa os pequenos empresários pelo Brasil afora. Uma pesquisa da Sumup, startup financeira voltada para pequenos negócios, mostra os impactos do Covid-19 nos micronegócios brasileiros durante o mês de maio.
Segundo o estudo, 27% dos empresários entrevistados afirmaram que seus negócios estão fechados permanentemente. Em cidades onde há lockdown, a versão mais rígida do isolamento social e do fechamento dos comércios, esse índice sobe para 37% dos micronegócios.
Das microempresas fechadas permanentemente, 23% solicitaram auxílio emergencial do governo e ainda não receberam, enquanto 33% pediram o auxílio e já receberam o valor.
Em relação às reservas financeiras dos micronegócios, mais de 30% dos empreendedores afirmam já estar sem reservas. Outros 27% afirmaram que sua reserva só dura mais um mês.
Cerca de 67% dos empresários afirmaram que têm (ou tinham) uma reserva financeira para suportar a quarentena, mas ainda assim consideram que precisarão de auxílio financeiro nos próximos seis meses. E 39% dos empresários afirmam que o auxílio será usado para pagar contas do próprio negócio, enquanto 33% dizem que vão pagar contas pessoais.
Outro ponto importante revelado pela pesquisa é que a adoção da venda online estimulou a diversificação do negócio, fazendo com que o empreendedor oferecesse outros produtos.
Em uma questão de resposta aberta, as máscaras de proteção foram os itens mais citados por quem começou a vender algum tipo de produto após a pandemia. Os serviços esportivos, de eventos e fotografia foram os mais afetados, com mais de 60% deles fechados permanentemente.
O governo falhou até agora nas medidas de auxílio às empresas micro, pequenas e médias. Mas o segmento mais vulnerável é de fato o das micro empresas. O Ministério da Economia anunciou várias medidas que não foram implementas. Por isso, os negócios estão morrendo.
Fonte: Veja
-
Brasil3 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil3 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes3 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo3 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará3 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Brasil3 dias atrásPrazo para comícios e propaganda eleitoral paga na internet termina nesta quinta-feira
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil2 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
