Tecnologia
IA prevê uma catástrofe se quarentenas forem interrompidas cedo demais
Inteligência artificial do MIT foi treinada com dados sobre Wuhan, Coreia do Sul, Italia e EUA, e conseguiu prever com precisão a evolução dos casos para a primeira quinzena de abril
Pesquisadores do MIT, nos EUA, treinaram uma inteligência artificial para prever a disseminação dos casos de Covid-19 em uma região. E os resultados trazem um alerta: uma catástrofe pode ocorrer se as medidas de quarentena e isolamento social forem interrompidas cedo demais.
A equipe treinou sua IA para extrapolar dados publicamente disponíveis sobre a disseminação da doença, levando em conta a abordagem que diferentes governos estão adotando quanto a medidas de distanciamento social e quarentena, além de outros parâmetros padrão de epidemiologia.
Para garantir a precisão, os pesquisadores treinaram a IA com dados de Wuhan, Coreia do Sul, Itália e EUA, coletados entre janeiro e o início de março, e compararam suas previsões para a primeira quinzena de abril com dados reais.
Os dados mostram que países que implementaram medidas estritas de quarentena e isolamento tiveram sucesso em conter a disseminação da doença e impedir uma explosão no crescimento, e que os EUA devem chegar a um “pico” de infecções em 20 de abril. Entretanto, este não é o momento para relaxar medidas de quarentena. Se isso for feito, todo o esforço de contenção realizado até agora será “jogado fora”.
O resultado seria similar ao que aconteceu em Singapura, onde medidas de contenção quase conseguiram “achatar a curva”, até que um relaxamento prematuro causou uma explosão em novos casos de Covid-19.
“Demonstramos ainda que relaxar ou reverter as medidas de quarentena neste momento levará a uma explosão exponencial na contagem de casos infectados, anulando assim o papel desempenhado por todas as medidas implementadas nos EUA desde meados de março de 2020”, disseram.
Os EUA tem atualmente 671.425 casos da doença, com 33.286 mortes. O epicentro da doença é a região de Nova York, com 11.477 mortes.
Fonte: Olhar Digital
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

