Policial
Mortes violentas crescem 98% durante período de quarentena no Ceará
O isolamento social devido ao novo coronavírus não fez, até então, com que o número de mortes violentas baixasse no Ceará. Pelo contrário, de 19 a 29 de março deste ano, pelo menos, 125 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, foram registrados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Em igual período de 2019, a Pasta contabilizou 63 CVLIs. O comparativo mostra que houve aumento de 98% no índice.
A onda de violência enfrentada no Ceará vem antes mesmo do decreto da quarentena. Em fevereiro deste ano, segundo a Pasta, foram 456 mortes violentas. O pico dos CVLIs aconteceu durante motim de policiais militares.
Fontes ligadas ao setor de Inteligência da SSPDS já presumiam que mesmo após o dia 1º de março, data do fim do motim, o recuo no número de assassinatos não aconteceria de imediato. O sociólogo e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), César Barreira, considera que é preciso olhar a longo prazo e entender a incidência de uma série de fatores para o aumento de mortes percebido nos últimos dias.
Análise dos dados
Para o especialista, a crescente da violência não é uma consequência direta da quarentena: “O primeiro aspecto é que a tendência deste aumento começou a aparecer ainda no mês de janeiro. Em fevereiro, teve o forte agravante do motim e em março continuou a tendência. Em 2019, tivemos um decréscimo muito grande e 2020 vem com esse aumento. A questão das taxas de homicídio deve ser observada a longo prazo, é uma tendência histórica”, opinou o sociólogo.
Segundo o secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, as polícias Militar Civil vem se preparando e trabalhado para enfrentar o que pode acontecer neste cenário de quarentena. O titular da SSPDS destaca que há números positivos em meio ao isolamento social, como a queda dos índices de furto em todo o Ceará.
Um levantamento da SSPDS mostra que comparado os períodos de 20 a 31 de março dos anos de 2019 e 2020, neste ano, houve redução de 38% no índice de furtos. “Muito se fala do risco da prática de saques e aí temos este dado sobre furtos contra estabelecimentos comerciais. Os dados demonstram que não há esse aumento de violência, esse aumento de criminalidade por conta das ações de isolamento social”, afirmou André Costa.
Sobre as ações de combate à criminalidade, o secretário acrescentou que continuam a análise dos dados de georeferenciamento, patrulhamento, investigações e uso da tecnologia a favor da segurança pública estadual.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

