Noticias
Secretaria da Saúde confirma 238 casos e três óbitos no Ceará
Curva ascendente de pacientes com testagem positiva ao coronavírus Sars-Cov-2 trouxe à tona, ontem, um novo dado: os três primeiros óbitos por Covid-19 no Ceará. As mortes, de um homem e duas mulheres, acontecem em meio à confirmação de mais 27 casos em um único dia. Idosos, eles moravam em Fortaleza. Com os últimos diagnósticos positivos, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta agora que a doença pandêmica já infectou 238 pessoas em 12 dias.
O primeiro óbito confirmado pela reportagem do Diário do Nordeste ainda na manhã dessa quinta-feira (26) trata-se de José Maria Dutra, de 74 anos. O paciente, que estava internado há cinco dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza, tinha diabetes controlada e faleceu por “insuficiência respiratória causada por uma infecção pulmonar por Covid-19”, aponta o laudo.
José Maria Dutra havia procurado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz no dia 18 de março último, uma semana antes de morrer. Sintomático para gripe, ele apresentava ainda febre e falta de ar, mas recebeu alta médica após medicação. Dois dias depois, com piora no quadro clínico, o idoso recorreu ao HSJ, onde permaneceu internado até o registro de sua morte.
As outras duas vítimas recebiam atendimento em hospitais da rede privada. Na segunda paciente, identificada como Zelinda Cidrão, de 85 anos, os sintomas iniciais apareceram no dia 12 de março, quando entrou em quarentena. Retornou à unidade de saúde no feriado de São José e faleceu na manhã de ontem. “Lembraremos sempre dos sorrisos e da alegria dela em vida. Era muito amada por todos ao seu redor”, disse um familiar. Já a terceira mulher, de 84 anos, que não teve a identidade revelada, possuía doenças crônicas, segundo a Sesa.
“Eu quero lamentar os óbitos e me solidarizar com as famílias, desejar esperança, muita energia e força para superar esse momento”, ponderou o governador Camilo Santana em transmissão ao vivo.
Alta
Desde que o Ceará contabilizou os primeiros casos da enfermidade, no dia 15 de março, o saldo de infectados pelo vírus cresce a cada dia. O mais recente informe epidemiológico da Sesa mostra que as 238 confirmações pela Covid-19 no Estado estão mapeadas em cinco municípios. A Capital, isolada, concentra 224 casos, o que representa 94% do total.
Aquiraz, que tem 6 casos, continua sendo a única cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com registros. No interior, apenas o município de Groaíras teve nova confirmação com uma pessoa infectada. Sobral (4), além de Fortim, Juazeiro do Norte e Mauriti, com um caso cada, não tiveram alterações em 24 horas. As outras pessoas, de Uberlândia (MG) e São Paulo, que constavam no balanço da Sesa porque receberam o resultado do exame no Ceará, foram retiradas. A partir de agora, contaminados em outros estados não entrarão mais na contagem local.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

