Regional
Várzea Alegre: escolas de samba e secretaria de Cultura definem programação do Carnaval
Nos meses finais de 2019, já havia movimentação de escolas de samba da cidade para organizar os seus desfiles no Carnaval de 2020. Várzea Alegre tem oficialmente três escolas de samba: Unidos do Roçado de Dentro; Mocidade Independente do Sanharol; e Império Cadenciando. É um dos poucos municípios do Ceará que tem escolas de samba.
Para trabalhar o potencial cultural das escolas de samba, a Secretaria de Cultura e Turismo reuniu representantes das escolas de samba, Ciro Cardoso – mestre Gordinho – presidente da Império Cadenciando; Gorete Souza – secretária da Império Cadenciando; Conceição Sousa – Nenén – presidente da ESURD; Vicente Menezes – diretor da ESURD, para traçar estratégias que deem mais visibilidade ao Carnaval da cidade.
A Unidos do Roçado de Dentro foi fundada na zona rural por agricultores e tem 57 anos de tradição; a Mocidade Independente do Sanharol completará 42 anos. A Império Cadenciando foi fundada no bairro Riachinho e completa quatro anos.
Para Toinha Pereira, as escolas de samba e os blocos alternativo de Várzea Alegre são fundamentais para manter essa tradição e tornar a cultura e o turismo da cidade mais fortes.
Foram definidas agenda de eventos das escolas de samba e a realização de ampla campanha que vai apresentar o aspecto cultural da folia em Várzea Alegre para o Ceará.
Agenda
Dia 19/01/2020 (Domingo)
16h – ESURD – Ensaio da bateria e lançamento do samba enredo.
Local: Sede da ESURD, sítio Roçado de Dentro.
Dia 25/01/2020 (Sábado)
16h – Império Cadenciando – Feijoada, lançamento do samba enredo e apresentação da rainha da bateria (Bruna Raynara Félix Silva).
Local: Escola Dr. Dário Batista Moreno
Bastidores das Escolas de Samba
Dia 01/02/2020 (Sábado)
15h – Prova de Fantasias da Império Cadenciando.
Local: Barracão (Terminal Rodoviário)
Carnaval em praça pública
Na reunião desta sexta-feira, não foi abordado o carnaval que é realizado tradicionalmente no Parque Cívico São Raimundo Nonato. O evento será pauta de outra reunião, após acertos de detalhes com o prefeito, Zé Helder, para a promoção do evento.
Para o prefeito, Várzea Alegre vem ganhando espaço na agenda dos foliões da região e o carnaval cultural, bem como, as festas públicas requerem o planejamento que está sendo feito pela secretaria de Cultura e Turismo.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu7 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Curiosidades4 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
