Noticias
Congresso discute adaptação das mídias às novas tecnologias
Com o tema “A radiodifusão na era da disrupção”, a programação foi aberta oficialmente, na noite de ontem, com homenagens póstumas aos empresários Airton Queiroz e Miguel Dias. Hoje, acontece o Prêmio Aboio de Comunicação.
A capacidade de se adaptar às tecnologias em incessante surgimento inere a praticamente todas as áreas de atuação profissional. Na comunicação, as novas formas de se produzir é o ponto principal em discussão no Congresso de Radiodifusão – Fala Norte e Nordeste 2019, evento realizado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), que acontece até hoje no Shopping RioMar Fortaleza.
Com o tema “A radiodifusão na era da disrupção”, a programação foi aberta oficialmente na noite de ontem, com homenagens póstumas a lideranças que impulsionaram a radiodifusão no estado do Ceará e no Nordeste. Dentre eles, o empresário Airton Queiroz, “pelos relevantes serviços prestados à sociedade cearense à frente do Sistema Verdes Mares”.
O presidente da Acert, o jornalista Paulo César Norões, destaca que tudo o que diz respeito ao dia a dia da radiodifusão está contemplado na programação do evento.
“A ideia é que nesse momento de disrupção há uma necessidade premente da mídia tradicional, sobretudo o rádio e a televisão, de se reposicionarem, de se reinventarem, de se apropriarem das novas tecnologias, não como algo que possa fortalecer possíveis adversários que estão chegando, mas, principalmente, que sejam ferramentas que você possa usar para prestar um serviço ainda melhor do que já é prestado tradicionalmente pelo rádio e pela TV há tanto tempo”, diz o presidente da Acert.
Palestras
Visando atingir diferentes áreas da radiodifusão, o Congresso tem como público-alvo não apenas a figura do comunicador, se voltando, também para engenheiros, técnicos, produtores, professores e estudantes de comunicação. A programação conta com cursos, palestras, painéis de discussões e uma feira de negócios, que trará novidades para o setor, ampliando suas possibilidades.
Entre os destaques da programação de hoje está a palestra “A Radiodifusão e o Poder Concedente”, do secretário Nacional de Radiodifusão – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Gurgel.
No encerramento do evento, acontece, ainda, a 5ª edição do Prêmio Aboio de Comunicação, que reconhece as melhores peças publicitárias veiculadas em emissoras de rádio e televisão do Ceará. Na ocasião, será lançado, também, o Desafio Aboio, uma competição em que os estudantes poderão criar campanha para uma das empresas patrocinadoras do evento, sob a orientação de um diretor de criação do mercado.
Programação 29/11
Palestras
A Nova Comunicação – 9h
5G – Desafios e Oportunidades – 10h
A Publicidade e o Rádio da Era da Disrupção – 14h
Painéis
A Radiodifusão e o Poder Concedente – 11h
Sintonia em Alto Volume. Um panorama completo do Meio Rádio – 15h
Esporte – Jornalismo ou Entretenimento – 17h
Encerramento
Prêmio Aboio de Comunicação – 20h
Via Diário do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

