Iguatu
IGUATU: Bombeiros querem mais hidrantes
Neste ano, ocorreram dois incêndios de grandes proporções em lojas comerciais desta cidade. Nos dois casos, o prejuízo foi total. Apesar dos esforços dos Bombeiros, ficou evidente a precariedade da 1ª Seção dos Bombeiros, com apenas dois veículos tanque, falta de água e de equipamentos. A cobrança por instalação de hidrantes na área urbana voltou a ser feita pelos moradores locais, com maior intensidade
O subcomandante da 1ª Seção do Corpo de Bombeiros, tenente Iran Barros, defende a necessidade de instalação urgente de pelo menos cinco hidrantes em pontos estratégicos na área urbana de Iguatu. A solicitação já foi encaminhada ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade. “Elaboramos um projeto tendo por base a passagem de adutoras e encaminhamos ao SAAE. Estamos aguardando uma resposta”, diz.
De acordo com ele, a falta de água nos caminhões tanques seria suprimida com os hidrantes distribuídos na área urbana. “O tempo de reabastecimento das viaturas seria reduzido e o combate ao fogo teria maior continuidade”, avalia, revelando que só há um hidrante instalado no quartel do Corpo de Bombeiros.
Estrutura
A unidade local atende a 22 municípios da região Centro-Sul, e por turno dispõe de oito homens. Ela foi implantada há 24 anos. Dispõe de um caminhão-pipa e de uma viatura com tanque e bomba, com capacidade total para 15 mil litros de água. Outra viatura com capacidade de dois mil litros, para incêndio de pequenas proporções e primeiros socorros, está na oficina há vários meses, para conserto, mas sem previsão de ser liberada.
Outra precariedade refere-se à viatura de resgate. É velha e funciona praticamente sem condições de atendimento. Esta cidade tem a expectativa de implantação de um Serviço de Urgência (Samu). Mesmo assim, os Bombeiros, em parceria com instituições do comércio e empresários, estão restaurando o auditório do quartel para oferecer curso de primeiros socorros a fim de qualificar mão-de-obra para o Samu.
A garagem das viaturas foi recuperada com esforços dos próprios Bombeiros. O tenente Barros faz uma avaliação positiva das condições de funcionamento da unidade. “Está dentro da realidade brasileira. Mas acredito que o que é necessário fazer é dividir as responsabilidades, nos casos desses incêndios, com o SAAE, por causa da falta de água, com a Prefeitura, que concede alvará de funcionamento sem a vistoria dos Bombeiros, além da falta de prevenção dos empresários”, avalia o militar.
O diretor do SAAE, Edval Lavor, explica que já foi autorizado o processo de licitação para a compra dos hidrantes. “O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, pediu urgência e vamos de imediato instalar três hidrantes. Até janeiro próximo queremos estar com os hidrantes funcionando”. Serão dois no Centro e um na Avenida Perimetral.
Na quinta-feira da semana passada, um incêndio de grande proporção destruiu completamente uma loja de eletrônicos no centro comercial da cidade. No combate ao incêndio faltou água nas duas viaturas e o tempo de reabastecimento e retorno foi superior a 50 minutos. Construtoras enviaram caminhões pipa para auxiliar os Bombeiros. O mesmo ocorreu em março passado, quando um incêndio destruiu a loja e depósito de material de construção.
Mais informações
1ª Seção de Combate a Incêndios de Iguatu
Endereço: Av. Perimetral, s/n
Bairro Esplanada
Telefone: (88) 3581. 9134
Fonte: Diario do Nordeste
-
Ceará1 dia atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Brasil1 dia atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
-
Brasil1 dia atrásMais de 1 milhão de eleitores justificaram ausência no segundo turno até as 9h, informa TSE
-
Brasil1 dia atrásSegundo turno tem 58 ocorrências policiais e substituição de 900 urnas no Brasil
-
Brasil1 dia atrásLula e Flávio Bolsonaro votam no segundo turno das eleições 2026
-
Brasil1 dia atrásAPURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2026-SEGUNDO TURNO
-
Mundo2 dias atrásFeira na China apresenta tecnologias para tarefas domésticas e cuidados com a saúde
-
Mundo2 dias atrásVacina personalizada contra câncer de pele estimula o sistema imunológico a combater o tumor
