Ceará
Número de desocupados cresce no Ceará no 3º trimestre

A taxa de desocupação no Ceará no terceiro trimestre de 2019 cresceu se comparado ao segundo trimestre deste ano, passando de 10,9% para 11,3%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Em relação a igual período de 2018, os dados do terceiro trimestre de 2019 também apresentaram um variação pequena, permanecendo dentro da faixa de estabilidade estatística. O IBGE apontou uma leve alta, passando de 10,6% para 11,3%.
Com relação ao gênero, os homens são maioria no número de desocupados no Estado, representando 50,8% do total. As mulheres são 49,2%. O valor, no entanto, acaba se invertendo quando a análise é feita apenas na Região Metropolitana de Fortaleza, com homens acumulando 47%, e mulheres, 53%.
Mais de um terço dos desocupados no Ceará (37,8%) são jovens adultos, entre 35 e 39 anos. Os jovens entre 18 e 24 anos, aparecem em segundo lugar no ranking, acumulando 34,7%. O terceiro lugar no ranking fica com a faixa etária entre 40 e 59 anos (21%).
Em relação ao tempo de procura por emprego, o IBGE apontou que 25,5% dos desocupados estão há dois anos ou mais à procura de trabalho. O número equivale a 119 mil cearenses. A maior parcela de trabalhadores buscando recolocação no mercado de trabalho (48,4%) está de um mês a menos de um ano procurando trabalho.
Rendimento médio
A pesquisa ainda traz o rendimento médio de todos os trabalhos no Ceará, que ficou em R$ 1.626, no terceiro trimestre de 2019. O dado representa um leve aumente ante o segundo trimestre deste ano, quando o valor registrado foi de R$ 1.618.
Segundo o IBGE, os rendimentos médios reais das pessoas ocupadas se mantiveram estáveis em todas as categorias e grupos de atividades analisadas na Pnad Contínua.
Fonte: G1 CE
-
Noticias4 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias4 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim
-
Noticias4 dias atrás
Suspeita de novo caso de gripe aviária é investigada em propriedade no interior do Ceará
-
Noticias2 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias2 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Noticias2 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Iguatu23 horas atrás
Iguatu tem novo momento de vacinação contra a gripe e alerta para casos de dengue
-
Americando23 horas atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô