Ceará
Seminário debate Base Nacional Comum Curricular e formação dos professores
Em torno de 100 atores da Educação de todas as regiões do Estado estiveram reunidos, nesta segunda-feira (30/09), num amplo debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação dos professores, com ênfase nas demandas educacionais do século XXI. O encontro foi realizado no Auditório Murilo Serpa, do Conselho de Educação do Estado do Ceara (CEE).
De acordo com a presidente do CEE, Ada Pimentel, o objetivo do seminário foi proporcionar uma ampla reflexão sobre a educação, em especial no Ceará, e os caminhos almejados pelos principais atores da área, a partir da institucionalização da BNCC.
A programação envolveu palestra da professora Guiomar de Melo, docente paulista com vasta experiência no estudo da educação como política pública, além de estudiosa da BNCC e seus desdobramentos. O seminário incluiu, ainda, apresentação de casos e experiências exitosas em Educação, debate e esclarecimentos de dúvidas.
A BNCC é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
O documento funciona como uma orientação aos objetivos de aprendizagem de cada etapa da formação escolar, sem ignorar as particularidades de cada escola no que diz respeito à metodologia e aos aspectos sociais e regionais.
Presidente do CEE e idealizadora do seminário, a professora Ada Pimentel enfatizou a participação efetivas de atores da Educação no evento, lembrando que a ideia foi contribuir com os docentes na construção dos currículos das escolas, com a utilização das estratégias que julguem mais adequadas ao projeto pedagógico no território onde atuam, desde que sintonizadas com a BNCC.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

