Brasil
Quase 80% das vagas geradas em agosto, segundo dados do Caged, foram nas MPEs, mostra levantamento do Sebrae
Levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostra que 95.587 das 121,4 mil vagas formais abertas no mercado de trabalho em agosto foram nas micro e pequenas empresas. Ou seja, 78,7% das vagas geradas foram nas MPEs. As médias e grandes empresas geraram 1/4 do saldo. Segundo Sebrae, foi o melhor saldo do mês de agosto dos últimos cinco anos.
Os pequenos negócios representam atualmente 99% das empresas do país, segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Já de janeiro a agosto, os pequenos negócios geraram 541,7 mil empregos, saldo 15 vezes maior que o registrado pelas médias e grandes empresas, que foi de 35,1 mil contratações com carteira assinada no mesmo período. Em relação ao mesmo período de 2018, houve aumento de 6% na criação de vagas nas MPEs e queda de 58% entre as médias e grandes empresas – veja no gráfico abaixo:
O volume de postos de trabalho gerados pelas MPEs no mês passado superou em 117% o saldo de julho e em 14,5% o resultado do mesmo mês em 2018, segundo levantamento do Sebrae.
Setor de serviços é o que mais contrata
O setor de serviços lidera a geração de vagas nos pequenos negócios, sendo responsável por 48,1 mil postos de trabalho em agosto, quase metade das 95.587 vagas criadas.
Dentro do setor, o ramo imobiliário que comercializa e administra imóveis criou 17,8 mil novas vagas. Já as empresas do ramo de ensino geraram 9,8 mil empregos.
De janeiro a agosto, o setor foi responsável por 325 mil vagas com carteira assinada do total de 541,7 mil.
São Paulo lidera
As micro e pequenas empresas de São Paulo lideraram a geração de empregos em agosto com a criação de mais de 30 mil postos de trabalho, seguidas pelo Rio de Janeiro, que responderam pela geração de 10 mil vagas no país. Com isso, a região Sudeste se destacou, com a contratação de 45,5 mil trabalhadores, seguida pela região Nordeste, que gerou 16,8 mil empregos.
Via G1
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

