Iguatu
Elo Amigo e instituições parceiras planejam a 3ª edição da EXPOAF

O Instituto Elo Amigo está se preparando para mais uma edição da Exposição da Agricultura Familiar da Região Centro Sul e Vale do Salgado, EXPOAF 2019. Coordenadores, lideranças comunitárias de Iguatu e cidades circunvizinhas, entidades sociais e parceiros se reuniram nessa terça (02/07) no auditório do SEBARE de Iguatu como primeira ação estratégica do evento este ano.
A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará – FETRAECE, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o Serviço Social do Comércio – SESC, as Secretarias Municipais de Agricultura, alguns Sindicatos de Trabalhadores Rurais, a Organização Não Governamental Vira Lata de Raça, o Banco do Nordeste, e representações dos municípios de Acopiara, Jucás, Cariús, Orós, Icó, Quixelô e demais municípios da região apresentaram concordância pela realização da Exposição/Feira da Agricultura Familiar que será realizada no próximo dia 10 de agosto no Parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu.
O encontro marca a principal ação para que os coordenadores possam traçar a programação detalhada desta edição.
Idealizada e coordenada pelo Instituto Elo Amigo, a EXPOAF mobiliza mais de 500 pessoas entre expositores, agricultores e empresas para oferecer além dos produtos saudáveis, uma programação mista e gratuita como retribuição à valorização do trabalhador (a) rural. A variedade de produtos e preços acessíveis também são registros de edições anteriores. São mais de 1500 envolvidos entre espectadores e equipes de desenvolvimento. “A gente sempre acha muito importante tanto esse ano como em edições anteriores da EXPOAF, porque é exatamente aquele momento em que a gente pode sentar com as instituições e discutir o que é que cada uma pode contribuir para realizar esse evento”, disse Marcos Silva, presidente do Elo Amigo se referindo à reunião. “A ideia que o Elo Amigo traz para III Expoaf é torná-la cada vez mais uma feira regional para que nós de fato tenhamos anualmente um evento forte e que valorize e gere visibilidade à agricultura familiar, ao trabalho e resultados que essa agricultura tem gerado neste território”. Complementou o coordenador executivo da instituição, Marcos Jacinto.
Apesar da ênfase na agricultura familiar, durante todo o evento serão realizadas atividades como palestras e minicursos, exposição de animais, adoção de animais de estimação, distribuição de mudas, entrega de títulos de terras a agricultores, serviços na área da saúde, cidadania e bem-estar, comercialização de artesanato, entre outros. O entretenimento será garantido com rodas de capoeira, atrações musicais, e encerrando o dia com shows culturais e atrações regionais.
Parceira em todas as edições anteriores, a representante da FETRAECE, Conceição Perulino lembrou que a cada feira é importante para incentivar o consumo de alimentos diferenciados. “Antes nós só produzíamos, hoje estamos abrindo espaço. Apesar nos anos de seca que nós tivemos a agricultura familiar continua produzindo pra sua subsistência. A linha de produção é sem agrotóxico, existem os defensivos naturais obedecendo o que a natureza traz para que a gente possa produzir com mais qualidade. ” Exemplificou Conceição.
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos1 dia atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público
-
Iguatu6 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu