Conecte-se conosco

Ceará

Cidade iluminada, Fortaleza completa 293 anos

Publicado

on

O aniversário marca o começo de um novo ciclo. Os votos são, sempre, desejos para o futuro: alegrias, saúde, sucesso e, porque tem que ser, dinheiro. Ao mesmo tempo, o marco tem algo de encruzilhada, com uma estrada atrás de si e outras à frente. Olhar para trás, é irresistível. Mesmo quando quem aniversaria é uma cidade.

Fortaleza chega hoje aos 293 anos. Ainda que seja grande a tentação de olhar saudosa ao passado, como parece próprio das cidades, não tem outra escolha a não ser encarar o terreno que se espraia à frente, com caminhos que se insinuam e outros que, sem terem sido traçados, podem ser trilhados. O tempo corre na mesma direção para as pessoas e as cidades, mas enquanto o futuro é limitado para as primeiras (o corpo se exaure e não há quem escape da morte), as últimas não têm um limite para cessar de existir.

Não é possível resignar-se e esperar que a vida as carregue. Reinventar-se é compulsório e o ritmo, no último século e meio, é cada vez mais intenso. Mas Fortaleza tem as suas singularidades e um jeito próprio de marcar o texto, de se mexer, de mudar nas feições, de olhar para o passado, de sonhar o futuro e de surpreender-se com seu presente.

“À mercê da ventania”

O aniversário rememora um 13 de abril, o do ano 1726, quando tornou-se vila, a segunda do Estado que só tinha outra localidade com a mesma natureza administrativa, Aquiraz. O certo é que, séculos antes disso, a cidade já ensaiava nascer, como se vivesse sua madrugada. Os povos nativos já ocupavam estas paragens antes da chegada dos europeus, com suas próprias povoações. Portugueses e holandeses mataram e morreram pelo domínio desta terra e, sem muita pressa, o povoado foi se tornando o que é, sem parecer ser predestinada à vida de metrópole que tem hoje, com milhões de pessoas, de problemas e de sonhos.

Essa indecisão de juntar mais gente, de rebuscar sua arquitetura e de criar espaços públicos, de ter uma unidade administrativa, de ser de fato uma cidade, parece ter ficado impregnada no espírito de Fortaleza ainda por um tempo. Em 1903, o jornal O Unitário publicou um texto assinado por Outro Aramac, intitulado “Fortaleza de 1845”. Os historiadores acreditam que, sob o pseudônimo, estava um de seus pares, João Brígido (1829 – 1921).

Se assim o for, é de se supor que, além de documentos, o autor partia de recordações para reconstituir cenas daquela cidade do passado. Fortaleza não sabia se queria seguir adiante na encruzilhada do tempo. A imagem de desolação descrita por “Aramac” (talvez Brígido) não esconde a beleza do local: “era um areial movendo-se à mercê da ventania, a mudar constantemente de nível nas zonas descobertas, ondulando-se”.

Também não era motivadora a descrição de um dos bairros da cidade, que data de 1892 e figura num romance de Manuel de Oliveira Paiva. O romancista falava da Fortaleza “de uma numerosa população decaída, uns habitando cabanas, verdadeiras covas de palha desses esquimós do areal ardente. Através dos ruídos, ouvia-se o cantar do galo ao longe”.

Promessas

Contrastava com a promessa que seguiu por carta, à Coroa Portuguesa, quase um século antes. Era 1799, o Ceará tornava-se capitania autônoma, separada de Pernambuco, e Fortaleza pleiteava a condição de Capital. Quatro vereadores escreveram à metrópole ibérica uma “Lista dos Homens Brancos que Habitam dentro desta Vila de Fortaleza”, dando conta do que se encontrava por aqui. E, no futuro para o qual a cidade estaria vocacionada, os parlamentares viam ruas, pontes e estradas; iluminação; e um porto.

Ao adentrar o século XX, Fortaleza parece ter mudado de disposição. Como se o Sol já tivesse nascido e abrasasse a cidade, e o calor chamasse ao trabalho. Iluminada, tem a pressa que faltou a seus primeiros tempos. Os vereadores orgulhosos de seus “homens brancos” precisariam da imaginação de Júlio Verne para chegar perto de onde a cidade chegou.

Fortaleza deixou no passado o areial à mercê dos ventos, as promessas (hoje) modestas dos homens públicos de outrora. É imensa e empenhada em crescer ainda mais.

Nas encruzilhadas de cada aniversário, parece olhar cada vez menos para o passado e se lançar, sem temor, ao futuro. O futuro, que é múltiplo em possibilidades, exige uma escolha pensada, que o passo apressado nem sempre faz. Mas a hora do passo certo chega, no ritmo da cidade. É de sua vocação, de sua forma singular de ver e viver o tempo.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias3 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias3 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu4 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias4 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias4 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu5 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias5 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias5 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias5 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu2 semanas atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.