Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Cai para 5% a evasão escolar no ensino médio do Ceará

Publicado

on

O Ceará atingiu em 2018 o menor índice de evasão escolar já registrado em sua história: 5% dos estudantes que fizeram matrícula no ensino médio da rede estadual abandonaram a escola no ano passado. A informação, com base no Sige Escola (Sistema Integrado de Gestão Escolar), foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT) na tarde de ontem, em bate-papos em seus perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.

O índice cai continuamente desde 2007, quando a evasão escolar chegava a 16,4% — a exceção foi 2016, quando o indicador permaneceu igual ao de 2015, 8,9%. Em 2017, a taxa de abandono na rede estadual, de 6,6%, já havia sido a menor já registrada. Os números desse período são do Censo Escolar. Camilo creditou a marca às ações implementadas pela Secretaria da Educação (Seduc) e disse ainda querer melhorar ainda mais o índice. “Estamos com uma política de estímulo, premiação e acompanhamento para que a médio e longo prazo a gente consiga atingir esse objetivo”, afirmou.

E completou: “Se compararmos com o Brasil, a taxa de abandono nacional é de 8,9%. Estamos praticamente com a metade da taxa e vamos trabalhar para melhorar. O Ceará tem se destacado na educação pública brasileira. Hoje, é um referência nacional e fora do Brasil”.

Titular da Seduc, Eliana Estrela aponta que o mérito para o resultado se deve, sobretudo, ao investimento em escolas de tempo integral e de educação profissional. O governador citou nas redes sociais que o Estado tem o maior número de escolas profissionalizantes em tempo integral: 121. Eliana lista ainda um “conjunto de atividades” que permitiram alcançar esse índice.

São ações como o Mais Paic (Programa de Aprendizagem na Idade Certa), que prepara o aluno do 9º ano com vistas ao Ensino Médio; o programa Diretor de Turma, que “desenvolve competências socioemocionais dos alunos”; e o foco no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ela ainda destaca o papel da Superintendência Escolar, com um “olhar mais especial” para as escolas e o estabelecimento de metas. “Os jovens têm mais oportunidades de aprendizado, cooperação, desenvolver o protagonismo”.

Para reduzir a evasão ainda mais, a secretária cita a busca ativa feita por projetos como Nenhum Aluno a Menos, em parcerias com prefeituras municipais, e Diretor de Turma. Neste último, há monitoramento de faltas consecutivas do aluno. “Se ele falta três ou quatro dias, já emite um sinal de alerta para ir fazer essa busca. Se o aluno está fora há algum tempo a busca utiliza outros mecanismos”.

A titular da Seduc reconhece, porém, que o ensino noturno ainda precisa de maior atenção. “Geralmente, trabalhadores, passam o dia no emprego e, cansados, deixam de ir”.

Fonte: O Povo

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 dias atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 dias atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 dias atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará3 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará3 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará3 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias4 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias4 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 semana atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 semana atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 semana atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 semana atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.