Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Saúde mental: Fortaleza registra quatro internações infantis por dia

Publicado

on

Horas a fio imersos em jogos online, diante de videogames, absorvidos por redes sociais e, então, capturados por uma consequência quase certa: uma saúde mental bagunçada, atingida em cheio. E as causas vão muito, muito além. Em Fortaleza, uma média de quatro crianças ou adolescentes chegam com crises psíquicas, diariamente, aos 25 leitos psiquiátricos do hospital infantil da Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (Sopai), no bairro Carlito Pamplona, na Regional I. A internação, porém, é recurso último, julgada como “retrocesso” por profissionais da saúde.

O Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica nº 11/2019 – que orienta mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas adotadas -, dispõe sobre o tratamento que deve ser dado ao público dessa faixa etária. A Pasta ressalta que “não há qualquer impedimento legal para a internação de pacientes menores de idade em Enfermarias Psiquiátricas de Hospitais Gerais ou Psiquiátricos” e reconhece que “a melhor prática indica a necessidade de que ocorram em enfermarias especializadas em Infância e Adolescência” – mas afirma que “exceções à regra podem ocorrer, sempre em benefício dos pacientes”.

Na Capital, apenas o Sopai, conveniado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fornece o serviço de forma gratuita, com apoio de neuropediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais. A porta de entrada, contudo, são os postos de saúde; os dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantis e o Hospital Mental de Messejana, que encaminha os pacientes infantis ao Sopai. Conforme a coordenadora das regionais de saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, “tenta-se desconstruir concepções de que há um local específico para tratar, mas um paciente entrando em crise tem, sim, que ser encaminhado para os leitos psicossociais”, aponta.

Transtornos

Atualmente, dois Caps infantis, nas Regionais III e IV, e uma unidade de acolhimento, no Papicu, completam a rede de assistência a crianças e adolescentes na cidade. O abrigo, de acordo com Aline, disponibiliza apenas 10 vagas, das quais cinco estão ocupadas. “É para adolescentes que quebraram vínculos com a sociedade ou família e estão saindo do uso de álcool e outras drogas. Ele pode morar lá, por livre vontade, por até seis meses – tempo em que tentamos recuperar os laços”.

De acordo com o coordenador dos leitos de psiquiatria do Sopai, médico Alfredo Holanda, os transtornos que mais afetam meninos e meninas, levando à internação, são “a esquizofrenia, a drogadição e um fenômeno contemporâneo que é a epidemia do suicídio e da automutilação”, alerta.

Sobre este último, o médico alerta para a necessidade de enxergar o problema antes de chegar à necessidade de hospitalização. “Esse drama é uma das prioridades. A tentativa é abafada do ponto de vista moral, mas tem uma frequência muito grande, um incremento no número de casos. O debate da prevenção precisa ser construído”.

Alternativas

A hospitalização de crianças e adolescentes, porém, apesar de ser opção, pode funcionar “muito mais como fator de agravamento do sofrimento mental do que uma promoção de bem-estar”, como avalia a coordenadora do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Andrea Cordeiro. A psicóloga afirma que a nota técnica do Ministério da Saúde “desconsidera todas as recentes conquistas e avanços na área da saúde mental”.

“No caso de crianças e adolescentes, em especial, é preciso considerar que são sujeitos em desenvolvimento e têm como um de seus direitos fundamentais, assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a convivência familiar e comunitária, que seria certamente violada na condição de internação”, projeta, apontando, ainda, alternativas que considera adequadas ao tratamento e à prevenção de transtornos mentais na infância e na adolescência.

“A psicoterapia, especialmente que recorra a materiais lúdicos, poderia ser mais eficaz, cuidadosamente associada ou não a um tratamento farmacológico indicado por um psiquiatra com especialização no atendimento infantojuvenil. Além disso, aproximar-se do esporte e da arte garante a construção de novas formas de autoexpressão, o que tende a fortalecer defesas e a capacidade de resistência ao sofrimento”, avalia a psicóloga.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 dias atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 dias atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 dias atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará2 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará2 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará2 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias3 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias3 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 semana atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 semana atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 semana atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 semana atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.