Política
Assembleia conclui os limites intermunicipais do Ceará

Chegou ao fim o trabalho de uma década. Está na pauta de votação desta terça (18), na Assembleia Legislativa, projeto da Mesa Diretora que descreve os limites intermunicipais relativos a quase todas as cidades do Estado. A ideia é votar a matéria antes do recesso parlamentar, nesta semana.
Somente as prefeituras de Morada Nova e Russas, no Vale do Jaguaribe, não entraram em acordo quanto às áreas limítrofes desses municípios. Mas o que muda, na prática, após aprovação da matéria?
Os munícipes de determinadas localidades saberão a quem recorrer quando necessitarem de políticas públicas, segundo o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios e Divisas Territoriais, Luís Carlos Mourão Maia. Em muitas dessas divisas territoriais, serviços essenciais deixam de ser prestados à comunidade, simplesmente, por ela não ser reconhecida como pertencente a determinado município.
Há também prejuízos para as prefeituras no que diz respeito a repasses governamentais, uma vez que em algumas regiões não se sabe ao certo a quantidade de moradores. O problema dos limites influencia até nos repasses de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme informou Mourão.
“A população é a mais prejudicada, porque não sabe a quem recorrer por políticas públicas. Chega a determinado estabelecimento e é direcionada para outro porque não está em seu Município de origem”, disse.
Segundo ele, o projeto precisa ser votado ainda neste ano, uma vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se prepara para realizar o Censo 2020, e com os limites atualizados, o estudo cearense refletirá com maior precisão a realidade do Estado. “Muitos municípios passarão a receber mais recursos por conta da mudança no número de pessoas. Vem mais recursos para os municípios e para o Estado”, destacou.
Diário do Nordeste
-
Iguatu3 dias atrás
Justiça Eleitoral autoriza novas oitivas em investigação sobre possível envolvimento de facção criminosa nas eleições de Iguatu
-
Noticias1 semana atrás
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 se encerra nesta sexta-feira (30)
-
Noticias2 semanas atrás
Banco Central libera resgate automático de R$ 9 bilhões em valores esquecidos a partir desta terça (27)
-
Noticias2 semanas atrás
Cidades do interior do Ceará devem movimentar aproximadamente R$ 109 bilhões em 2025
-
Noticias2 semanas atrás
Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que reconhece “grau” como esporte
-
Noticias3 dias atrás
Polícia Federal realizou operação em uma residência no bairro Cocobó, em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Polícia Federal indicia quatro pessoas em Iguatu por crimes eleitorais e organização criminosa
-
Ceará3 dias atrás
Mãe e filho são assassinados a tiros dentro de casa em Pacajus