Iguatu
Sesc oferece programação alusiva ao Dia do Idoso durante todo o mês de outubro
Primeiro de outubro é marcado pelo Dia Internacional do Idoso. A data dá visibilidade aos direitos dessa população, que cresce em todo mundo. No Brasil, a expectativa aumentou e a população está envelhecendo rapidamente. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2039, o número de idosos superará o de crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade.
Apesar dos dados apontarem para essa realidade cada vez mais próxima, a sociedade está pouco preparada para atender essa parte da população. Para pensar melhor esse fenômeno social, a Organização Mundial de Saúde substituiu a expressão “envelhecimento saudável” por “envelhecimento ativo”. A mudança aconteceu para expandir a definição do que é envelhecer bem.
Além de cuidar da saúde, continuar a exercer autonomia e cidadania é essencial para ter qualidade de vida. A participação deve acontecer nos âmbitos sociais, econômicos, culturais e civis. Também segundo o IBGE, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros será idoso.
Sesc e o Trabalho Social com Idosos
Nesta perspectiva, O Serviço Social do Comércio (Sesc) atua em todo o País com o Trabalho Social com Idosos (TSI). iniciativa que desenvolve ações e projetos com foco nas múltiplas faces do envelhecimento. Só em Fortaleza, cerca de 2 mil pessoas integram o projeto e têm acesso a diversas atividades que promovem o envelhecimento ativo, o fortalecimento da autonomia e da independência.
Durante todo o mês de outubro, as Unidades do Sesc no Ceará celebram o Dia Internacional do Idoso, convidando a população para a reflexão sobre os direitos e os cuidados com a pessoa idosa. No cronograma, Avalia Sesc e programações específicas, como encontros, palestras, blitz educativa e debates sobre envelhecimento. No Avalia Sesc, o público pode, gratuitamente, realizar avaliação social, física e nutricional, além de práticas integrativas.
PROGRAMAÇÃO
IGUATU
Informações: (88) 3581.1130
1/10
8h – Blitz Educativa: panfletagem sobre os 15 anos do Estatuto do Idoso
Concentração: Praça da Caixa (parte em direção ao Centro da cidade)
10h – Panfletagem: exposição de banners com os Direitos do Idoso ao Transporte
Local: Rodoviária Municipal
2/10
8h – Debate sobre a política do idoso, fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e parcerias na execução do Plano Municipal.
Público: Gestores municipais, diretores de órgãos públicos, representantes da sociedade civil, Ministério Público e CREAS.
Local: Auditório da Unidade Iguatu
4/10
14h às 17h – Reunião ampliada: “O Idoso não pode esperar e os 15 anos do Estatuto do Idoso”
Local: Auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira
Público: Idosos, profissionais da rede de atendimento aos idosos, magistrados e estudantes.
19h – Roda de conversa com idosos: “Lazer e Qualidade de Vida”
Público: Idosos do TSI e da comunidade
Local: Sala do TSI (Unidade Iguatu)
-
Iguatu7 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Curiosidades4 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
