Iguatu
Síndrome Metabólica é tema abordado em feira científica em Iguatu

Associada a fatores de risco cardiovasculares bem estabelecidos, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, e diabetes, entre outros, com a deposição central de gordura e a resistência à insulina, a síndrome metabólica ganha dimensão como um dos principais desafios da prática clínica nesse início de século.
Compreendendo a importância do tema e coerente com os avanços dos conhecimentos científicos, a Faculdade São Francisco do Ceará – FASC e a Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP, através do curso de Nutrição, promoveram de 26 a 28 a II Feira Científica de Saúde Coletiva com o tema: Tratamento Clinico da Síndrome Metabólica: Uma Abordagem Multidisciplinar.
Coordenadora do curso de nutrição da FASP, Suellen Gonçalves destacou que os demais cursos da saúde estiveram envoltos na programação da feira. “É um tema bastante abrangente e cada vez mais está se inserindo na nossa prática tanto de atendimento quanto no cuidado ao paciente. Não só para nós que trabalhamos com nutrição, mas para todos os profissionais da área de saúde. Por isso abrimos o evento a todos os cursos, porque abrange a importância de cada profissional específico na sua área no tratamento e também na prevenção da síndrome metabólica”, disse.
Além das palestras, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos da cidade compuseram as atividades em oficinas e minicursos promovidos pela feira. “O evento foi dirigido a alunos e pesquisadores das áreas básicas, clínica e epidemiológica, e a profissionais da área de saúde interessados nos principais avanços do conhecimento sobre o tema e das perspectivas terapêuticas”, pontuou Eduarda Alves, aluna do curso de nutrição do quarto semestre.
Também acadêmico de Nutrição, João Gabriel afirmou que comparada à feira anterior, quando os desafios atuais da prevenção das doenças crônicas não transmissíveis também no contexto do Sistema Único de Saúde foram discutidos, esse ano a edição trouxe uma participação maior. “Tivemos excelentes contribuições de estudiosos da área básica e de clínicos experientes. O conhecimento que adquirimos foi de grande valia para podermos continuar acompanhando todos os avanços do conhecimento nesta área”, disse.
A feira foi além dos muros da instituição com a oferta de serviços para população ontem, sexta-feira, 28. Um congraçamento com demais intuições universitárias da cidade que apresentaram seus estudos na área. “Abrimos para a oferta de serviços à população em geral com serviços variados, aferição de PA, avaliação nutricional, atividades de ginástica laboral entre outros, e apresentação de trabalhos de colegas acadêmicos de outras instituições”, disse Eduarda.
FASC
A FASC desenvolve suas atividades na Rua Dom Quintino, no antigo colégio São José. A instituição conta com acervo bibliotecário, além de laboratórios de anatomia, biologia, química, fisiologia, microbiologia, dietética, bromatologia e informática. A FSF/Ceará foi autorizada por portaria do Ministério da Educação publicada em 16 de fevereiro de 2016. A FASC oferece os cursos de Administração, Filosofia, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, todos autorizados pelo MEC. Mais informações: 88.3581-5611.
-
Noticias6 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias6 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim
-
Noticias6 dias atrás
Suspeita de novo caso de gripe aviária é investigada em propriedade no interior do Ceará
-
Noticias3 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Noticias3 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Americando3 dias atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô
-
Noticias4 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do Ceará