Mundo
Estudante descobre o primeiro berçário de raias-manta do mundo no Golfo do México
Após passar os últimos sete anos estudando raias e encontrar centenas de adultos em estado selvagem, o estudante de pós-graduação encontrou um viveiro com espécimes juvenis. O fato é inédito.
O estudante de pós-graduação em Oceanografia da Universidade da Califórnia, Joshua Stewart, fez uma descoberta inédita para a ciência. Acompanhado de colegas do Escritório de Santuários Nacionais Marinhos da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) descobriu o primeiro viveiro de raias manta do mundo. Localizado na costa marítima do Texas, no Golfo do México, o estudo sobre o berçário é o primeiro artigo científico sobre o caso.
As raias-manta oceânicas são gigantes, podendo atingir até 7 metros de envergadura. Esses peixes se alimentam de plâncton e vivem em águas abertas de oceanos subtropicais e tropicais em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde aparecem na lista do Ibama como ameaçadas pela caça e capturas que são proibidas por lei.
Stewart observou os animais em uma das 15 áreas de proteção ambiental do Escritório Nacional de Santuários Marinhos. O estudante de pós-graduação destaca a importância de áreas como essas para realizar “conservação e manejo”. “Identificar esta área nos dá oportunidade de aprendermos sobre eles. Essa descoberta é um grande avanço em nossa compreensão das espécies e da importância de diferentes habitats”, afirma.
A pesquisa, publicada na revista científica Phys.org, se torna importante pelo fato de que as populações de raias em maior número são em sua maioria encontradas longe da costa, o que dificulta o estudo da espécie. Stewart passou os últimos sete anos estudando raias e encontrou centenas de adultos em estado selvagem, mas de deparar com um viveiro com espécimes juvenis é fato inédito.
Redação O POVO Online
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas


