Ceará
Ceará registra queda no percentual de jovens que não estudam nem trabalham
O Ceará registrou queda no número de jovens de 15 a 17 anos que nem estudam e nem trabalham, entre 2016 e 2017, de acordo com cálculos realizados sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). A redução, em termos absolutos, significa que cerca de 12.500 pessoas deixaram de estar nestas condições no último ano. Em 2016, o número de jovens sem trabalho e sem estudo era de 13,23%, caindo para 10,68% em 2017.
De acordo com o secretário da Educação, Rogers Mendes,”a reinserção dos jovens na escola associado a um forte trabalho da área educacional para redução do abandono ao longo dos ensinos fundamental e médio, em parte, pode explicar esse resultado. Significa um impacto positivo em termos de aspectos sociais, além de contribuir para que permaneçam na escola e finalizem a educação básica com sucesso”, ressalta.
A rede pública estadual de ensino do Ceará apresentou redução histórica do abandono escolar em uma década. A taxa em 2007 alcançou os 16,4%, baixando para 6,6% no ano passado.
Ações desenvolvidas pela Secretria da Educação (Seduc) como o monitoramento ostensivo da infrequência dos alunos, por meio das salas de situação de cada Regional; a atuação do Projeto Professor Diretor de Turma e a parceria com organismos como Conselhos Tutelares e Ministério Público, bem como a aproximação da família da escola, são procedimentos atribuidos a esta diminuição.
Ainda como fatores responsáveis pelo combate ao abandono escolar, destacam-se o fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes, o esforço diário dos professores, servidores e gestores.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

