Ceará
Deficientes visuais ‘veem’ pessoas que amam por meio de foto 3D
Deficientes visuais que frequentam a Associação dos Cegos do Ceará foram presenteados com a imagem tridimensional de pessoas que eles consideram especiais e escolheram para serem retratadas.
Luiz Gonzaga e Lucineide Araújo, um casal de deficientes visuais de Fortaleza, escolheram um ao outro para guardarem de lembranças. Com o toque na imagem, Gonzaga consegue retratar o rosto da esposa. “É bem idêntico, é tudo perfeito, o rosto dela é um pouco fino, do mesmo jeito”, diz.
A mulher de Gonzaga também se impresiona com a semalhança. “É o rosto dele todinho aqui. Olha o narigão aqui”, conta, enquanto manipula a imagem.
Pedro Igor perdeu a visão há quatro anos em um acidente de carro. Ele diz que tem na memória a imagem da mãe, mas é com o tato que ele percebe as sutis diferenças que ocorrem com o passar do tempo. “Achei maravilhosa a experiência. A gente poder ver o retrato da nossa família.”
Presente para toda a vida
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/X/v/9BtcofRLOh5BtvUs5hGw/foto1.jpg)
Igor compara a sensação tátil do rosto da mãe e da imagem em três dimensões que recebeu de presente (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Filhos, mães e pais também estiveram entre as imagens esculpidas em um busto capitado por meio de uma fotografia 3D. As pessoas escolhidas para serem retratadas foram fotografadas e passaram por um escâner 3D na Associação dos Cegos do Ceará.
A partir da capitação, eles desenvolveram uma escultura em três dimensões que serviria como lembrança. O organizador do projeto conta que o busto é feito em um plástico resistente e dura por décadas. A intenção é que o objeto seja um presente para guardar por toda a vida.
“O objetivo é trabalhar um outro olhar, perspectiva da pessoa cega no estado. Entender que as pessoas têm direito também ao acesso às novas tecnologias, em que você pode ter o seu pai, a sua mãe retratados de uma forma moderna dinâmica. Isso mostra que a atenção social precisa estar em evidência”, diz presidente da Cruz Vermelha no Ceará, Allan Damasceno.
Fonte: G1/CE
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

