Conecte-se conosco

Iguatu

Zoonoses apreende animais doentes na Rua Manoel Alexandre

[caption id="attachment_5171" align="alignleft" width="600"]Foto: J. GuedesFoto: J. Guedes[/caption]Na manhã desta segunda-feira, 05/08 uma equipe do Centro de Controle de Zoonose esteve na Rua Manoel Alexandre, mais conhecida como ‘Rua dos Inocentes’, no bairro Prado, em Iguatu, numa operação de apreensão de animais, principalmente ‘cães’, com suspeitas de estarem com Calazar. Uma espécie de ‘Leishmaniose visceral’, doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

Publicado

on

Foto: J. Guedes

Foto: J. Guedes

Foto: J. Guedes

Na manhã desta segunda-feira, 05/08 uma equipe do Centro de Controle de Zoonose esteve na Rua Manoel Alexandre, mais conhecida como ‘Rua dos Inocentes’, no bairro Prado, em Iguatu, numa operação de apreensão de animais, principalmente ‘cães’, com suspeitas de estarem com Calazar. Uma espécie de ‘Leishmaniose visceral’, doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

Na operação quatro animais foram  apreendidos. O trabalho do CCZ, com a presença da reportagem da Rádio MAIS FM provocou movimentação na rua e muitos moradores saíram de casa para ver o que estava acontecendo. Um dos membros da equipe, o senhor Eldomar informou que o CCZ não tem como oferecer diagnóstico sobre o tipo de doença que o animal pode estar acometido. Segundo ele, isto só pode ser feito através do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde do município. O funcionário informou que a ‘carrocinha’ foi para a comunidade atendendo a um chamado de um morador para recolher um animal que está doente.

Os moradores daquela área de Iguatu estão assustados porque alí já foi confirmado um caso de Calazar numa criança, no ano passado.Por conta da presença da equipe, moradores denunciaram a presença de outros animais e mais três bichos foram recolhidos. 

Foto: J. Guedes

Foto: J. Guedes

Uma moradora, a senhora Elmira Porfírio Duarte, 77 solicitou da Secretaria Executiva a limpeza de mato por trás da Rua Manoel Alexandre,  já nas margens do Rio Jaguaribe. Segundo a moradora, principalmente à noite os moradores são muito incomodados por causa das muriçocas. Ainda na tarde da  segunda, a reportagem entrou em contrato com Cristiane Coelho, responsável pelo setor e ela garantiu fazer uma visita ‘in loco’ para tomar as providências.

Saiba mais sobre a doença

Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.

Sintomas

Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem pôr em risco a vida do paciente. Além dos sinais clínicos, existem exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Entre eles destacam-se os testes sorológicos (Elisa e reação de imunofluorescência), e de punção da medula óssea para detectar a presença do parasita e de anticorpos.

É de extrema importância estabelecer o diagnóstico diferencial, porque os sintomas da leishmaniose visceral são muito parecidos com os da malária, esquistossomose, doença de Chagas, febre tifóide, etc.

Tratamento

Ainda não foi desenvolvida uma vacina contra a leishmaniose visceral, que pode ser curada nos homens, mas não nos animais.

Os antimoniais pentavalentes, por via endovenosa, são as drogas mais indicadas para o tratamento da leishmaniose, apesar dos efeitos colaterais adversos.

Em segundo lugar, está a anfotericina B, cujo inconveniente maior é o alto preço do medicamento. Uma nova droga, a miltefosina, por via oral, tem-se mostrado eficaz no tratamento dessa moléstia.

A regressão dos sintomas é sinal de que a doença foi pelo menos controlada, uma vez que pode recidivar até seis meses depois de terminado o tratamento.

Recomendações

* Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer;

* Coloque telas nas janelas e embale sempre o lixo;

* Cuide bem da saúde do seu cão. Ele poderá transformar-se num reservatório doméstico do parasita que será transmitido para pessoas próximas e outros animais não diretamente, mas por meio da picada do mosquito vetor da doença, quando ele se alimenta  do sangue infectado de um hospedeiro e inocula a Leishmania em pessoas ou animais sadios que desenvolvem a doença.

Confira o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=nlCWRFm_ZTk

Continue lendo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos3 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias3 horas atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias19 horas atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias19 horas atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias19 horas atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará2 dias atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará2 dias atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias2 dias atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades2 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias2 dias atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia2 dias atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará2 dias atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias2 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu5 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias5 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia5 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias5 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará5 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias7 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes7 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias7 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias7 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu7 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.