Conecte-se conosco

Brasil

Crescimento constante: taxa de suicídio entre jovens sobe 10% desde 2002

Publicado

on

De assunto mantido entre quatro paredes a tema de série na internet, o suicídio de jovens cresce de modo lento, mas constante no Brasil: dados ainda inéditos mostram que, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 – um aumento de quase 10%.

Os números obtidos com exclusividade pela BBC Brasil são do Mapa da Violência 2017, estudo publicado anualmente a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Um olhar atento diante de uma série histórica mais longa de dados permite ver que o fenômeno não é recente nem isolado em relação ao que acontece com a população brasileira. Em 1980, a taxa de suicídios na faixa etária de 15 a 29 anos era de 4,4 por 100 mil habitantes; chegou a 4,1 em 1990 e a 4,5 em 2000. Assim, entre 1980 a 2014, houve um crescimento de 27,2%.

Criador do Mapa da Violência, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz destaca que o suicídio também cresce no conjunto da população brasileira. A taxa aumentou 60% desde 1980.

Em números absolutos, foram 2.898 suicídios de jovens de 15 a 29 anos em 2014, um dado que costuma desaparecer diante da estatística dos homicídios na mesma faixa etária, cerca de 30 mil.

“É como se os suicídios se tornassem invisíveis, por serem um tabu sobre o qual mantemos silêncio. Os homicídios são uma epidemia. Mas os suicídios também merecem atenção porque alertam para um sofrimento imenso, que faz o jovem tirar a própria vida”, alerta Waiselfisz, coordenador da Área de Estudos da Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

O sociólogo aponta Estados do Centro-Oeste e Norte em que a taxa de suicídio de jovens é maior, num fenômeno que os especialistas costumam associar aos suicídios entre indígenas: Mato Grosso do Sul (13,6) e Amazonas (11,9).

Na faixa etária de 15 a 29 anos, a taxa de suicídio tem se mantido sempre um pouco acima da verificada na população brasileira como um todo, segundo a publicação “Os Jovens do Brasil”, lançada por Waiselfisz em 2014, com um capítulo sobre o tema.

Estudante ao celular na sala de aulaSegundo a publicação, o Brasil ainda apresenta taxas de suicídio relativamente baixas na comparação internacional feita com base em dados compilados pela ONU.

Em países como Coreia do Sul e Lituânia, a taxa no conjunto da população supera 30 por 100 mil habitantes; entre jovens, supera 25 por 100 mil habitantes na Rússia, na Bielorússia e no Cazaquistão.

Em números absolutos, porém, o Brasil de dimensões continentais ganha visibilidade nos relatórios: é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo, segundo ranking divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2014.

Depressão, drogas, abusos e bullying

O suicídio na juventude intriga médicos, pais e professores também pelo paradoxo que representa: o sofrimento num período da vida associado a descobertas, alegrias e amizades, não a tristezas e morte.

O tema foi debatido na quinta-feira numa roda de conversa organizada pelo Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming (Casaf), do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a presença de estudantes e professores.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o problema é normalmente associado a fatores como depressão, abuso de drogas e álcool, além das chamadas questões interpessoais – violência sexual, abusos, violência doméstica e bullying.

A cientista política Dayse Miranda, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção da UERJ, participou do debate e destacou os relatos dos estudantes.

“Fiquei impressionada como os alunos falaram de sofrimento, seja deles, seja a dificuldade para lidar com o sofrimento de outros jovens, além do uso excessivo de medicamentos, que eles naturalizam”, afirma.

“Um deles disse considerar impossível um aluno passar pelo terceiro ano de Medicina sem usar remédios para ansiedade e depressão.”

Médica atende paciente jovemA coordenadora-geral do centro acadêmico de Medicina, Elisabeth Amanda Gomes Soares, de 22 anos, aluna do sexto período, diz que a intenção ao promover o evento foi debater a saúde mental do estudante.

Segundo ela, o aluno de Medicina muitas vezes acaba se distanciando das questões mais humanas e esquece a vida social e familiar para se dedicar ao curso, sucumbindo às pressões.

“É muita cobrança por competitividade, nota, sucesso, presença… Temos de discutir isso dentro do curso, é um tema ainda pouco falado”, afirma.

Dayse Miranda destaca, entre os jovens que cometem suicídio, o grupo que tem de 15 a 24 anos. “É um período que inclui adolescência, problemas amorosos, entrada na faculdade, pressão social pelo sucesso… Depois dos 25 anos, já é um jovem adulto, as preocupações mudam, já são mais relacionadas a emprego”, avalia.

“Também alerto não ser possível falar do jovem como um grupo único. Há diferenças entre grupos sociais. O aluno de Medicina é parte de uma elite. Como é em outros grupos? Temos de discutir esse tema seriamente, pois o problema vem crescendo.”

Ambiente escolar

Psiquiatra da infância e da adolescência e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Estelita estuda a interface entre o suicídio e outros fenômenos violentos – desde famílias que vivem em comunidades urbanas tomadas por tiroteios e vivem o estresse diário dos confrontos até jovens indígenas que se sentem rejeitados tanto por suas tribos como por grupos brancos.

O bullying no ambiente escolar é citado por ele como um dos principais elementos associados ao suicídio. “Pessoas que seguem qualquer padrão considerado pela maioria da sociedade como desviante, seja o tênis diferente, a cor da pele, o peso, o cabelo ou a orientação de gênero, são hostilizadas continuamente e entram em sofrimento psíquico”, afirma Estelita, professor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ligado à Fiocruz.

“Temos de alertar também para a transformação do modelo tradicional de família e para o fato de que a escola nem sempre consegue incluir esse jovem.”

Pessoa ao celularOutra dificuldade é falar do assunto com jovens. Muitas vezes, estratégias que funcionam com adultos não têm o mesmo resultado quando usadas com adolescentes – e, entre as peculiaridades desse grupo, está a forma como usa a internet e as redes sociais.

A rede vem sendo palco para grupos que não só romantizam o suicídio, mas exortam jovens a cometê-lo, usando a falsa ideia do desafio. O psiquiatra sublinha a necessidade de uma política nacional de atendimento a urgências, pois, muitas vezes, os profissionais não sabem como lidar com casos de tentativas de suicídio.

A psicóloga Mariana Bteshe, professora da Uerj, diz que os pais devem estar atentos a qualquer mudança brusca no comportamento do jovem, como, por exemplo, um adolescente expansivo que, de repente, fica introspectivo, agressivo, tem insônia, dorme demais ou passa muito tempo no quarto.

Mais uma vez, o alerta especial vai para o uso da internet, e Bteshe lista, na contramão do jogo que incentivaria o suicídio, iniciativas que tentam combater a depressão e lançam desafios “do bem”, como o jogo da Baleia Rosa.

“Muitas vezes o jovem fica muito tempo na internet, e os pais não sabem o que ele anda vendo ou com quem anda falando. É preciso que a família, mantendo a privacidade do jovem, busque uma forma de contato com ele e abra um espaço de diálogo”, afirma a psicóloga, que defendeu na Fiocruz uma tese de doutorado sobre suicídio.

Bteshe reitera que silenciar sobre suicídio não ajuda a combater o problema. Por muito tempo não se tratou abertamente do tema por medo do chamado “Efeito Werther” – a ideia de que falar do assunto poderia inspirar ondas de casos por imitação.

O nome vem do protagonista do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, publicado em 1774, sobre um rapaz que se mata após um fracasso am oroso e cujo exemplo teria provocado outros suicídios de jovens.

Atualmente, diz Bteshe, psicóloga do Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina da UERJ, a diretriz da OMS é abordar o tema sem glamour, sem divulgar métodos e sem apontar o suicídio como solução para os problemas – agindo sem preconceito e oferecendo ajuda a quem precisa.

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Brasil6 horas atrás

Anualmente, o Brasil descarta 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano

Brasil7 horas atrás

Banco Central alerta sobre golpistas que oferecem resgate de recursos esquecidos

Ceará8 horas atrás

Unifor realiza oficina de pintura em tela para estimular a expressão artística

Videos9 horas atrás

Balaio de Gatos: O Lixão de Iguatu e da região pode estar próximo de acabar? Saiba o que é uma UVS

Brasil10 horas atrás

Financiamento de Imóveis na Caixa: Confira as Novas Regras e o Prazo para Implementação

Noticias10 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/10/2024

Ceará10 horas atrás

Cobra-de-duas-cabeças tem som de voz registrado pela primeira vez no mundo no Ceará

Brasil11 horas atrás

A multivacinação é segura e contribui para aumentar a imunidade coletiva

Brasil11 horas atrás

Conheça os documentos aceitos para participar do Enem em novembro

Brasil11 horas atrás

CNU: resultado da revisão da prova discursiva é divulgado

Ceará11 horas atrás

Estudo revela que Ceará ficou 1,8ºC mais quente em 60 anos e ondas de calor se tornaram mais frequentes

Brasil11 horas atrás

O SUS está apto a prestar atendimento aos pacientes transplantados com HIV

Brasil11 horas atrás

Segundo Receita Federal, CNPJ vai ter letras e números a partir de julho de 2026

Brasil15 horas atrás

Fiocruz realizará testes de vacina contra hanseníase, criada nos Estados Unidos

Brasil16 horas atrás

Pessoas com autismo ou deficiência podem obter até 65% de desconto na conta de energia elétrica

Videos16 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/10/2024

Ceará17 horas atrás

Festival ParaJejunos será realizado no próximo sábado, 19

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Outubro 2024

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Projeto que alia cinema e consciência ambiental segue programação gratuita com acessibilidade em IGT (CINE BASTIANA)

Brasil1 dia atrás

OAB divulga nesta quarta-feira (16) o resultado preliminar dos aprovados na 2ª fase; veja como consultar

Brasil1 dia atrás

Projeto que proíbe o uso de celulares nas escolas, inclusive durante o recreio, volta a tramitar na Câmara dos Deputados

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Audiência Pública discute licenciamento do aterro sanitário de Iguatu

Brasil1 dia atrás

Após vitória contra o Peru, qual é a situação da seleção nas Eliminatórias da Copa?

Ceará1 dia atrás

Ceará recebe mais de 50 mil visitantes estrangeiros entre janeiro e agosto de 2024

Colunas1 dia atrás

DIREITO E CIDADANIA: MULHERES NA POLÍTICA

Brasil1 dia atrás

4 mil vagas para cursos gratuitos são disponibilizadas pelo Coletivo Online

Cultura1 dia atrás

Mostra de cinema, com exibição de 415 filmes, inicia nesta quinta-feira em SP

Brasil1 dia atrás

Serasa lança ferramenta que reúne dívidas e envia alertas de vencimento de boletos

CeLelebridades1 dia atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Brasil1 dia atrás

Nesta quarta-feira, a Mega-Sena sorteará um prêmio acumulado de R$ 35 milhões

Brasil6 horas atrás

Anualmente, o Brasil descarta 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano

Brasil7 horas atrás

Banco Central alerta sobre golpistas que oferecem resgate de recursos esquecidos

Ceará8 horas atrás

Unifor realiza oficina de pintura em tela para estimular a expressão artística

Videos9 horas atrás

Balaio de Gatos: O Lixão de Iguatu e da região pode estar próximo de acabar? Saiba o que é uma UVS

Brasil10 horas atrás

Financiamento de Imóveis na Caixa: Confira as Novas Regras e o Prazo para Implementação

Noticias10 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/10/2024

Ceará10 horas atrás

Cobra-de-duas-cabeças tem som de voz registrado pela primeira vez no mundo no Ceará

Brasil11 horas atrás

A multivacinação é segura e contribui para aumentar a imunidade coletiva

Brasil11 horas atrás

Conheça os documentos aceitos para participar do Enem em novembro

Brasil11 horas atrás

CNU: resultado da revisão da prova discursiva é divulgado

Ceará11 horas atrás

Estudo revela que Ceará ficou 1,8ºC mais quente em 60 anos e ondas de calor se tornaram mais frequentes

Brasil11 horas atrás

O SUS está apto a prestar atendimento aos pacientes transplantados com HIV

Brasil11 horas atrás

Segundo Receita Federal, CNPJ vai ter letras e números a partir de julho de 2026

Brasil15 horas atrás

Fiocruz realizará testes de vacina contra hanseníase, criada nos Estados Unidos

Brasil16 horas atrás

Pessoas com autismo ou deficiência podem obter até 65% de desconto na conta de energia elétrica

Videos16 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/10/2024

Ceará17 horas atrás

Festival ParaJejunos será realizado no próximo sábado, 19

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Outubro 2024

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Projeto que alia cinema e consciência ambiental segue programação gratuita com acessibilidade em IGT (CINE BASTIANA)

Brasil1 dia atrás

OAB divulga nesta quarta-feira (16) o resultado preliminar dos aprovados na 2ª fase; veja como consultar

Brasil1 dia atrás

Projeto que proíbe o uso de celulares nas escolas, inclusive durante o recreio, volta a tramitar na Câmara dos Deputados

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Audiência Pública discute licenciamento do aterro sanitário de Iguatu

Brasil1 dia atrás

Após vitória contra o Peru, qual é a situação da seleção nas Eliminatórias da Copa?

Ceará1 dia atrás

Ceará recebe mais de 50 mil visitantes estrangeiros entre janeiro e agosto de 2024

Colunas1 dia atrás

DIREITO E CIDADANIA: MULHERES NA POLÍTICA

Brasil1 dia atrás

4 mil vagas para cursos gratuitos são disponibilizadas pelo Coletivo Online

Cultura1 dia atrás

Mostra de cinema, com exibição de 415 filmes, inicia nesta quinta-feira em SP

Brasil1 dia atrás

Serasa lança ferramenta que reúne dívidas e envia alertas de vencimento de boletos

CeLelebridades1 dia atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Brasil1 dia atrás

Nesta quarta-feira, a Mega-Sena sorteará um prêmio acumulado de R$ 35 milhões

Videos9 horas atrás

Balaio de Gatos: O Lixão de Iguatu e da região pode estar próximo de acabar? Saiba o que é uma UVS

Noticias10 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/10/2024

Videos16 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/10/2024

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Outubro 2024

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Projeto que alia cinema e consciência ambiental segue programação gratuita com acessibilidade em IGT (CINE BASTIANA)

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Audiência Pública discute licenciamento do aterro sanitário de Iguatu

Iguatu2 dias atrás

Iguatu – Caminhão tomba em acidente na cidade de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos: Em 2024 a folha do município de Iguatu subiu 39% em nove meses

Iguatu2 dias atrás

Iguatu – Câmara de Iguatu tem primeira sessão após eleições; pauta que aumenta subsídio de gestor é arquivada

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 16/10/2024

Iguatu2 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 15 Outubro 2024

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos: Anel Viário tem projeto de saneamento?

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 15/10/2024

Iguatu3 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 14 Outubro 2024

Iguatu3 dias atrás

Iguatu – Advogada que transferiu R$ 10 mil para chefe do CV em Iguatu vai para prisão domiciliar

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – CPI da CAF não ‘termina em pizza’!

Noticias3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 14/10/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/10/2024

Iguatu6 dias atrás

Iguatu – Polícia (RAIO) efetua prisão por tráfico de drogas em Iguatu

Videos6 dias atrás

Iguatu – Comitê gestor do ‘PRODETER Turismo e Cultura’ promove apresentação de resultados e propostas

Iguatu6 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 11 Outubro 2024

Noticias6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/10/2024

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Do centro à extrema direita: Os riscos da mudança em Fortaleza e o novo flautista de Hamelin

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 11/10/2024

Iguatu1 semana atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 10 Outubro 2024

Videos1 semana atrás

Iguatu – Cresce número de queimadas no centro-sul em um mês, diz Enel

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos: acertos e erros em obras estruturantes revelam desafios para a nova gestão

Noticias1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/10/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/10/2024

Iguatu1 semana atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 09 Outubro 2024

EM ALTA