Brasil
Final é marcada por protestos dentro e fora de campo
A final da Copa das Confederações neste domingo 30 foi marcada por protestos dentro e fora do Maracanã, palco do evento.

A final da Copa das Confederações neste domingo 30 foi marcada por protestos dentro e fora do Maracanã, palco do evento.
Dentro do estádio, o Brasil venceu a Espanha por 3 a 0, enquanto do lado de fora manifestantes e a polícia entraram em confronto.
Cerca de 5 mil manifestantes participavam da mobilização nas vizinhanças do estádio, em um protesto inicialmente pacífico. Por volta de 18h30, um grupo rompeu o isolamento feito pela polícia próximo ao estádio e a PM lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispensar a multidão.
Houve confronto com a polícia e o clima ficou tenso após manifestantes arremessaram objetos, como latas e pedras, nos policiais, que revidaram com bombas de gás e spray de pimenta para dispersar o grupo, que veio da Praça Saens Peña.
O conflito provocou corre-corre no local. Em pânico, grande parte dos manifestantes saiu correndo em direção à Praça Saens Peña. O veículo blindado da Polícia Militar, conhecido como Caveirão, também chegou a lançar bombas.
Torcedores dentro do estádio do Maracanã sentiram os efeitos do gás lacrimogêneo, usado do lado de fora. O gás também atingiu voluntários e seguranças nos acessos ao estádio.
Quase 11 mil policiais (6 mil policiais militares, mais integrantes da Força Nacional, a Polícia Federal e Civil e a Guarda Municipal) decretaram um perímetro de segurança em torno do estádio para garantir o evento.
Protestos em campo
Na cerimônia de encerramento da competição, antes do início do jogo, dois dos dançarinos mostraram uma faixa de protesto. Os figurantes participavam de uma apresentação musical e usavam uma fantasia de bola. Eles estavam agachados no campo dentro da fantasia.
Quando se levantaram, ergueram uma mensagem rapidamente arrancada por seguranças. O texto dizia: “Imediata anulação da privatização do Maracanã”.
Com informações AFP e Agência Brasil
-
Noticias7 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias7 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Iguatu6 dias atrás
Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual
-
Noticias7 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos
-
Noticias3 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias3 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim
-
Noticias3 dias atrás
Suspeita de novo caso de gripe aviária é investigada em propriedade no interior do Ceará
-
Noticias16 horas atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará