Ceará
INPE prevê chuvas abaixo da média no Ceará
O verão de 2017 deve ser de chuvas abaixo da média histórica na Região Nordeste, principalmente no semiárido nordestino, onde o Ceará está situado, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A previsão climática sazonal por consenso para o trimestre – janeiro a março de 2017 (JFM/2017) – indica que há probabilidade de 20% de chuvas acima da faixa normal climatológica, 35% dentro e 45% abaixo da média.
A causa do fenômeno seria o aquecimento das águas do Atlântico Tropical Norte, que se encontram acaloradas e afetam a precipitação do Nordeste, ocasionando menos chuvas na região. O estudo também aponta para temperaturas acima da média para a Região no mesmo período.
A previsão nacional foi elaborada em reunião climática realizada no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), no último dia 16 de dezembro, em Cachoeira Paulista (SP), com a participação de pesquisadores e tecnologistas de diversos órgãos.
A medição por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal fornecidos por institutos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Funceme: prognóstico só na 1ª quinzena de janeiro
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não quis se pronunciar sobre o levantamento e afirmou que o prognóstico das chuvas para 2017 deverá ser apresentado por volta da primeira quinzena de janeiro.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas

