Ceará
Semace promove blitze no Interior para combater excesso de fumaça emitida por veículos
O Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou ações no interior do Ceará. Como resultado da operação, 12 automóveis, de 376 vistoriados, foram autuados por apresentarem emissão de fumaça acima do permitido. As blitze ocorreram nos municípios de Ocara, Quixadá, Canindé e Baturité, no período de 4 a 7 de julho, respectivamente. A autarquia contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) na organização do trânsito.
Ao promover esse trabalho, a Semace busca minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos automóveis movidos a diesel, através do sistema de escapamento. Para monitorar a quantidade de material expelido, a Superintendência utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total.
Os testes são feitos visualmente. Na oportunidade, o técnico da Semace compara a cor da fumaça emitida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de densidade na fumaça, é emitido um auto de infração.
A Semace pede aos motoristas que busquem ficar atentos às manutenções periódicas de seus veículos. Em muitos casos, o excesso de fumaça é decorrência do mau funcionamento do motor. Essa poluição oriunda dos automóveis é prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.
Leia mais: Programa de Combate à Fumaça Negra registra maior número de veículos autuados da história
*Assessor de Imprensa da Semace
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
