Política
Pimentel deixa cargo de líder do governo no Congresso
Carta de exoneração já foi entregue à presidenta da República
O senador José Pimentel (PT-CE) protocolou na manhã desta quinta-feira (12/5), no Palácio do Planalto, carta à presidenta da República, Dilma Rousseff, solicitando sua exoneração do cargo de líder do governo no Congresso. Pimentel ocupou a liderança do governo no Congresso desde setembro de 2011.
Na carta, Pimentel agradeceu à presidenta Dilma pela confiança e destacou a honra de contribuir com a articulação política do governo federal, que resultou na aprovação de leis importantes para o país. Ele afirmou que “diante da decisão do plenário do Senado, favorável à abertura do processo de impedimento de Vossa Excelência, dando mais um passo no golpe de Estado institucional, considero concluída a missão para a qual fui designado”.
Entre as leis aprovadas no período em que foi líder, o senador destacou o Plano Nacional de Educação, o Código Florestal, a reforma do marco regulatório dos portos, o programa Mais Médicos e a política de ganho real do salário mínimo. Também foram apontadas como politicas relevantes, aprovadas sob sua liderança no Congresso, a expansão das universidades e das escolas técnicas, a destinação de recursos do petróleo para os setores de educação e saúde, além das medidas de estímulo à economia e de convivência com a seca.
Ao longo de mais de quatro anos no cargo de líder, Pimentel foi responsável ainda pelo acompanhamento da tramitação de 159 medidas provisórias editadas pelo governo. Desse total, 146 foram analisadas em comissões mistas, formadas por senadores e deputados, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal de 2012.
No cargo de líder, o senador também contribuiu para que o Congresso Nacional analisasse 213 mensagens de veto, envolvendo 3.315 dispositivos. Apenas dois desses vetos foram rejeitados integralmente (royalties do petróleo e alterações no Código Florestal) e outros dois parcialmente (tributação em jogos olímpicos e alterações no Código Eleitoral). No período, foram aprovados ainda 161 projetos do Congresso Nacional.
Coordenador de Comunicação do senador José Pimentel
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

