Iguatu
Município e estado contra o mosquito
A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram nesta terça-feira (02/01) no auditório do Hospital Regional de Iguatu, o Plano Municipal de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti.
O objetivo é envolver toda a sociedade iguatuense no combate ao mosquito transmissor dos três vírus. “Essa luta é de todos nós. Juntos, podemos vencer esse mosquito causador de tantos problemas de saúde à população”, ponderou Vanderlúcia Felipe, secretária municipal de saúde.
Números
A cidade de Iguatu registrou no ano de 2015 exatamente 1,7 casos de dengue por dia. Segundo o último balanço da prefeitura, a cidade contabilizou no ano que se passou, 632 moradores diagnosticados com a doença. Os números obrigam os órgãos públicos a desenvolverem medidas imediatas de combate à epidemia bem com oferecer suporte aos pacientes nesse ano de 2016.
O maior número de casos confirmados ocorreu no distrito de José de Alencar, no período de março a junho. As autoridades municipais comemoram o fato de mais um ano não ter registro de óbito ligado aos vírus.
Exército
Entre os dias 13 e 18 de fevereiro o exército brasileiro terá a tarefa de ir casa a casa junto com os agentes de endemias da cidade, orientando a população e ajudando na remoção dos focos de criadouros do mosquito. Ainda não se sabe o número de militares se dirigiram para Iguatu usando com armas a visita e orientação ao invés de fuzis e munição.
Ações do estado
Na última quinta-feira, 04, a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) reuniu todos os representantes de equipamentos públicos do estado situados no Iguatu, com a missão de esclarecer pontos, somar foças e criarem uma brigada contra o inseto em cada repartição pública. Durante o encontro além de dados repassados bem como orientações uma vídeo conferência com as demais regionais do estado com o governador Camilo.
Daqui por diante o proposito é que todos os prédios sejam inspecionados pelo menos uma vez por semana para o combate ao mosquito. Nos equipamentos máquinas realizam a retirada de entulhos e acúmulos de materiais inservíveis do em torno que poderiam servir como ponto de criatórios.
Escute abaixo a entrevista com, Prefeito Aderilo e secretária de Saúde Vanderlúcia Felipe.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar


