Ceará
Ceará tem o maior registro de chuvas do ano
Choveu em 115 municípios cearenses. A maior precipitação aconteceu em Icapuí: 180mm. Os 62mm de Fortaleza derrubaram casas e abriram uma cratera

Choveu em 115 municípios cearenses. A maior precipitação aconteceu em Icapuí: 180mm. Os 62mm de Fortaleza derrubaram casas e abriram uma cratera
A madrugada deste sábado, 20, foi de chuva para 115 dos 184 municípios do Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), trata-se da maior precipitação do ano no Estado como um todo e em Fortaleza, onde registrou-se 62 milímetros – marcados por fortes trovoadas e raios, favorecidos pelo deslocamento de elevados índices de umidade do continente para o Oceano Atlântico.
A força da água provocou 19 ocorrências na Capital até o fim da manhã. A Defesa Civil municipal atuou em alagamentos de vias, transbordo do canal do Conjunto São Cristóvão e desabamento de cinco casas. Três residências desmoronaram por completo no Autran Nunes, enquanto as outras duas caíram parcialmente no Parque Santa Rosa.
Segundo o coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Terra, os imóveis não estavam em área de risco e ninguém morreu ou ficou ferido. As famílias afetadas foram alojadas por parentes e/ou amigos.
Uma adutora da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também rompeu no Conjunto São Cristóvão. De acordo com técnicos da empresa, “a fadiga do terreno” proporcionou a abertura de uma cratera no cruzamento das avenidas Castelo de Castro e Jornalista Tomaz Coelho (Perimetral).
O trânsito ficou caótico, mesmo como apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Parte das vias ficou interditada para a tubulação receber reparos. A expectativa era de a liberação acontecer até as 16 horas.
Fora de Fortaleza, a chuva mais volumosa aconteceu em Icapuí, no Litoral Leste. Foram 180 milímetros que resultaram na abertura de uma cratera na rua Jardim Paraíso, na Vila Jardim Paraíso. A via dá acesso ao estádio municipal e ficou intransitável após um deslizamento de terra.
Operários da prefeitura foram enviados ao local do incidente e começaram a retirada das carradas de areia e contenção do morro logo cedo. A expectativa era de o serviço ser concluído no começo da noite deste sábado.
Aracati (142 mm), Fortim (118 mm) e Uruoca (113 mm) registraram as outras maiores precipitações do Estado.
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de “céu parcialmente nublado a nublado com chuvas em todas as regiões do Ceará”. Para as próximas 72 horas, é de “possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado.”
Fonte: O Povo
-
Noticias5 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias5 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim
-
Noticias5 dias atrás
Suspeita de novo caso de gripe aviária é investigada em propriedade no interior do Ceará
-
Noticias3 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias3 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Noticias3 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Americando2 dias atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô
-
Noticias4 dias atrás
Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do Ceará