Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

IFCE realiza audiência com proposta de novos cursos para Iguatu

Mesa de autoridades presentes na audiu00eancia desta quinta (Divulgau00e7u00e3o)

Na tarde de 22 de janeiro de 2015, o IFCE- Campus Iguatu, Salão Nobre no Bairro Areias, realizou Audiência Pública com proposta de novos cursos que deverão ser ofertados de 2015 a 2018

Publicado

on

Mesa de autoridades presentes na audiu00eancia desta quinta (Divulgau00e7u00e3o)

Mesa de autoridades presentes na audiu00eancia desta quinta (Divulgau00e7u00e3o)

Na tarde de 22 de janeiro de 2015, o IFCE- Campus Iguatu, Salão Nobre no Bairro Areias, realizou Audiência Pública com proposta de novos cursos que deverão ser ofertados de 2015 a 2018

, evento que contou com a participação de várias autoridades representantes das unidades de ensino superior do município, bem como do Prefeito Municipal e de seu secretariado, além de alunos e servidores do próprio campus e parceiros.

Ao pronunciar-se, o Diretor-Geral, Professor Dijauma Nogueira, esclareceu que estaria a atender nesse projeto a eixos tecnológicos de interesses regionais, dentre os quais, o de Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e de Recursos Naturais.

Dando continuidade à sua fala, apresentou a atual estrutura organizacional do IFCE-Iguatu, bem como a capacidade estrutural das duas unidades (Areias e Cajazeiras), Corpo Docente e de apoio técnico-administrativo e os cursos atualmente ofertados de nível superior (Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Bacharelado em Serviço Social e de Licenciatura em Química) e os de nível técnico e subsequente.

Quanto à proposta apresentada à plenária, que contou com cerca de 250 participantes, o Professor Dijauma afirmou que a implantação desses cursos deveria ser atendida no período de 2015 a 2018, priorizando, na área superior, ao de Medicina Veterinária e de Licenciatura em Geografia, para os quais estaria prevista a realização de vestibular ainda no final deste ano letivo.

Além desses dois citados, apresentou os demais cursos

A) NÍVEL SUPERIOR: a) Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica; b) Licenciatura em Ciências Agrárias; d) Engenharia da Computação; e) Bacharelado em Ciência da Computação; f) Bacharelado em Medicina Veterinária; g) Tecnologia em Processos Gerenciais; h) Tecnologia em Laticínios; 

B) PÓS-GRADUAÇÃO: Especialização em Nutrição Animal- Ruminantes;

C) NÍVEL MÉDIO: Técnico em Agrimensura; Técnico em Secretariado; Técnico em Análises Químicas; Técnico em Segurança no Trabalho e Técnico em Análises Clínicas. 

Posteriormente, muitos dos presentes se manifestaram, dando sugestões de novas propostas. 

Acompanhando a Audiência, o Chefe do Departamento do Ensino Básico e Técnico do IFCE-Fortaleza, Prof. Ricardo Liarth da Silva Cruz, aproveitou o momento para firmar o compromisso de atendimento às demandas propostas no evento.

Finalizando os trabalhos, o Prof. Dijauma reiterou seu empenho nas metas ali propostas, às quais refletiam a necessidade do mercado de trabalho, posto que a escolha dessas formações deu-se em função de pesquisa realizada, acrescentando que a atividade de expansão do campus Iguatu mantém adequação e conformidade com a atuação e interesse de outras instituições formadoras da sede do município e da região Centro-Sul, como a UECE, URCA e UVA.

*Maria Lopes é colunista e colaboradora

 

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA