Noticias
Brasil já registrou 140 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026
O Brasil já registrou 140 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (9). Até o momento, não houve registro de mortes relacionadas à doença no país. Além dos casos confirmados, o levantamento aponta 539 notificações suspeitas e nove classificadas como prováveis.
De acordo com o balanço, em janeiro foram contabilizados 68 casos confirmados e prováveis. Em fevereiro, o número chegou a 70, enquanto em março já foram registrados 11 casos. No ranking por estados, São Paulo lidera com 93 ocorrências, seguido pelo Rio de Janeiro, com 18, e Rondônia, com 11.
A Mpox é uma doença viral do mesmo grupo da varíola humana, porém costuma apresentar menor taxa de mortalidade. Trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos, além de também ocorrer a transmissão entre pessoas, principalmente por contato direto com indivíduos infectados, materiais contaminados ou animais silvestres portadores do vírus.
Os principais sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões na pele, inchaço nos gânglios linfáticos (ínguas), febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e sensação de fraqueza. A recomendação das autoridades de saúde é que pessoas com sintomas procurem uma unidade de saúde para avaliação e evitem contato próximo com outras pessoas.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

