Noticias
Brasil já registrou 140 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026
O Brasil já registrou 140 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (9). Até o momento, não houve registro de mortes relacionadas à doença no país. Além dos casos confirmados, o levantamento aponta 539 notificações suspeitas e nove classificadas como prováveis.
De acordo com o balanço, em janeiro foram contabilizados 68 casos confirmados e prováveis. Em fevereiro, o número chegou a 70, enquanto em março já foram registrados 11 casos. No ranking por estados, São Paulo lidera com 93 ocorrências, seguido pelo Rio de Janeiro, com 18, e Rondônia, com 11.
A Mpox é uma doença viral do mesmo grupo da varíola humana, porém costuma apresentar menor taxa de mortalidade. Trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos, além de também ocorrer a transmissão entre pessoas, principalmente por contato direto com indivíduos infectados, materiais contaminados ou animais silvestres portadores do vírus.
Os principais sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões na pele, inchaço nos gânglios linfáticos (ínguas), febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e sensação de fraqueza. A recomendação das autoridades de saúde é que pessoas com sintomas procurem uma unidade de saúde para avaliação e evitem contato próximo com outras pessoas.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

