Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

UFC firma parceria com empresa para produção em larga escala de curativo biológico feito com pele de tilápia

Publicado

on

O contrato, assinado nesta semana, define regras e responsabilidades sobre o direito exclusivo de uso, desenvolvimento, produção e comercialização da tecnologia, especialmente para a fabricação e venda de um kit de curativo biológico oclusivo e temporário destinado ao tratamento de queimaduras e feridas em humanos e animais.

Antes de chegar ao mercado, o projeto deverá passar por estudos que comprovem sua eficácia e segurança, incluindo testes clínicos de alergenicidade e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além das autorizações de órgãos reguladores voltados ao uso veterinário. O contrato prevê prazo máximo de cinco anos para o início da comercialização do produto voltado a humanos e de três anos para o uso em animais. A produção deverá atender à demanda do mercado, e o acordo terá vigência total de 14 anos.

O licenciamento também assegura liberdade de pesquisa para todas as partes envolvidas, que poderão desenvolver novos estudos sobre a tecnologia de forma independente ou em conjunto. Caso surjam novos ativos intelectuais a partir dessas pesquisas, os direitos de propriedade poderão ser compartilhados. Se os resultados configurarem melhorias adicionais à tecnologia original, a titularidade permanecerá integralmente com a UFC e os demais licenciantes. A pesquisa pioneira sobre o uso da pele de tilápia na medicina regenerativa foi iniciada em 2015 pelos médicos e pesquisadores Edmar Maciel Lima Júnior e Marcelo José Borges de Miranda, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, sendo ambos também detentores dos direitos da tecnologia.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA