Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Exames preliminares da Pefoce indicam resultado negativo para metanol nos dois primeiros casos registrados no Ceará

Publicado

on

O Ceará registrou, até a noite deste domingo (5), três casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. No entanto, exames iniciais da Perícia Forense do Estado (Pefoce) descartaram a presença da substância nos dois primeiros casos, ocorridos em Quixeramobim e Caucaia, conforme informou o governador Elmano de Freitas (PT) nas redes sociais. Segue em investigação um terceiro caso, notificado no município de São Gonçalo do Amarante, também no domingo. O governador destacou ainda que o Estado deve receber, nas próximas horas, doses do antídoto solicitado ao Ministério da Saúde.

De acordo com informações do Diário do Nordeste, o paciente de Quixeramobim é um adolescente de 15 anos, internado após dar entrada em uma unidade hospitalar na noite de sábado (4). Já a outra paciente, atendida no Hospital Unimed Fortaleza, apresentou sintomas após ingerir bebida alcoólica em Caucaia. Em ambos os casos, os testes apontaram resultado negativo para metanol. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçou a orientação para que todos os municípios notifiquem imediatamente possíveis casos de intoxicação e destacou a importância da detecção precoce e do tratamento rápido dos sintomas, como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alterações visuais.

No cenário nacional, o Ministério da Saúde informou que o Brasil contabilizou 225 casos suspeitos de intoxicação por metanol até este domingo, sendo 16 confirmados e 209 ainda em investigação. As ocorrências se espalham por 13 estados, incluindo São Paulo, que concentra 192 registros. A Bahia e o Espírito Santo tiveram seus casos descartados. Diante do avanço das notificações, a Sesa anunciou que está preparando uma nota técnica estadual sobre intoxicação por metanol, com o objetivo de padronizar os procedimentos de vigilância, diagnóstico, assistência e resposta no Ceará.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA