Noticias
Exames preliminares da Pefoce indicam resultado negativo para metanol nos dois primeiros casos registrados no Ceará
O Ceará registrou, até a noite deste domingo (5), três casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. No entanto, exames iniciais da Perícia Forense do Estado (Pefoce) descartaram a presença da substância nos dois primeiros casos, ocorridos em Quixeramobim e Caucaia, conforme informou o governador Elmano de Freitas (PT) nas redes sociais. Segue em investigação um terceiro caso, notificado no município de São Gonçalo do Amarante, também no domingo. O governador destacou ainda que o Estado deve receber, nas próximas horas, doses do antídoto solicitado ao Ministério da Saúde.
De acordo com informações do Diário do Nordeste, o paciente de Quixeramobim é um adolescente de 15 anos, internado após dar entrada em uma unidade hospitalar na noite de sábado (4). Já a outra paciente, atendida no Hospital Unimed Fortaleza, apresentou sintomas após ingerir bebida alcoólica em Caucaia. Em ambos os casos, os testes apontaram resultado negativo para metanol. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçou a orientação para que todos os municípios notifiquem imediatamente possíveis casos de intoxicação e destacou a importância da detecção precoce e do tratamento rápido dos sintomas, como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alterações visuais.
No cenário nacional, o Ministério da Saúde informou que o Brasil contabilizou 225 casos suspeitos de intoxicação por metanol até este domingo, sendo 16 confirmados e 209 ainda em investigação. As ocorrências se espalham por 13 estados, incluindo São Paulo, que concentra 192 registros. A Bahia e o Espírito Santo tiveram seus casos descartados. Diante do avanço das notificações, a Sesa anunciou que está preparando uma nota técnica estadual sobre intoxicação por metanol, com o objetivo de padronizar os procedimentos de vigilância, diagnóstico, assistência e resposta no Ceará.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

