Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

FAB intercepta aeronave hostil oriunda do Peru

Publicado

on

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em conjunto com a Polícia Federal, interceptou uma aeronave suspeita vinda do Peru na segunda-feira, 22 de setembro. A ação foi desencadeada após o avião ter sido detectado pelos radares da FAB ao entrar no espaço aéreo brasileiro sem a devida autorização.

Uma aeronave A-29 Super Tucano foi acionada para realizar a interceptação e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. Durante a abordagem, constatou-se que o avião suspeito não possuía plano de voo, não apresentava matrícula visível e não se comunicava com os órgãos de controle de tráfego aéreo, fatores que reforçaram sua classificação como suspeita.

Diante da resistência do piloto em seguir as orientações da Defesa Aeroespacial, foi necessário realizar o Tiro de Aviso (TAV) para tentar forçar a obediência. Como a aeronave continuou desobedecendo às ordens, foi então classificada como hostil, e a FAB aplicou o Tiro de Detenção (TDE), conforme estabelecido pelo Decreto 5.144/04.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA