Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Fiocruz vai fabricar no Brasil remédio para tratar atrofia muscular espinhal

Publicado

on

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou uma parceria com as empresas Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical para desenvolver e fabricar no Brasil o medicamento Nusinersena, utilizado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). A iniciativa, anunciada durante o Agosto Roxo — mês de conscientização sobre a doença —, integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde, do Ministério da Saúde, que visa fortalecer a produção nacional de medicamentos, reduzir a dependência do mercado externo e ampliar o acesso da população a tratamentos de alta complexidade.

Segundo a Fiocruz, o Nusinersena já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019. No entanto, com essa parceria, o medicamento passará a ser totalmente produzido no país por meio de uma plataforma tecnológica inédita no Brasil e pioneira na América Latina. Trata-se de uma inovação com potencial para desenvolver também outros medicamentos, a partir da produção nacional de oligonucleotídeos, moléculas fundamentais no tratamento de doenças genéticas. O projeto será implementado em fases, com monitoramento contínuo até a completa internalização da tecnologia.

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou que essa iniciativa acompanha os desafios trazidos pela transição demográfica e reforça a estratégia da fundação em ampliar sua linha de medicamentos para doenças raras como a AME. Já a diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber, ressaltou o compromisso da instituição com inovação e sustentabilidade, enquanto representantes da Aurisco e Hypera celebraram a colaboração como um marco histórico para a saúde pública e o acesso a terapias avançadas no Brasil.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA