Mundo
EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias
Estados Unidos e China chegaram a um acordo para reduzir temporariamente as chamadas “tarifas recíprocas” entre os dois países, com duração prevista de 90 dias. O anúncio foi feito na madrugada desta segunda-feira (12), após uma rodada de negociações realizada em Genebra, na Suíça. Segundo os termos definidos, as tarifas americanas sobre produtos chineses cairão de 145% para 30%, enquanto as tarifas chinesas sobre mercadorias dos EUA serão reduzidas de 125% para 10%. A medida entra em vigor até a próxima quarta-feira (14), embora a data exata ainda não tenha sido divulgada.
O acordo representa uma pausa significativa na guerra comercial que vinha se intensificando nos últimos meses, principalmente após as decisões do presidente americano Donald Trump de aumentar tarifas para tentar reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos. Essas ações provocaram instabilidade nos mercados financeiros globais, que vinham sofrendo com o temor de uma recessão mundial impulsionada pelo chamado “tarifaço”. A redução temporária das tarifas foi recebida de forma positiva por investidores e economistas ao redor do mundo.
Como reflexo imediato do acordo, os mercados financeiros reagiram com otimismo. O dólar se valorizou frente a outras moedas importantes, enquanto as bolsas de valores tiveram alta. Na China, os principais índices de ações fecharam o dia em alta, e o yuan atingiu seu valor mais alto em seis meses. Nos Estados Unidos, as bolsas de Nova York registraram fortes ganhos pela manhã. Para analistas, a decisão superou expectativas. “Eu achava que as tarifas seriam reduzidas para algo em torno de 50%”, afirmou Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management, à agência Reuters.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

