Noticias
Ceará foi o estado do Nordeste com mais assassinatos de pessoas trans em 2024
Em 2024, o Ceará registrou 11 assassinatos de pessoas trans e travestis, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Esse número colocou o estado em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro lugar nacionalmente, atrás de São Paulo e Minas Gerais.
Entre as vítimas está Laila Ketellen, uma travesti de 23 anos, assassinada em janeiro do ano passado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Na noite anterior ao crime, Laila foi filmada brigando com um homem, que seria seu ex-companheiro. Ela vivia em situação de rua e se envolveu com o homem, que também estava em situação de rua e trabalhava como catador de lixo. Laila foi morta com um golpe na região do pescoço.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que mantém um diálogo constante com órgãos aliados, como a Secretaria da Diversidade (Sediv), para reduzir a vulnerabilidade das pessoas trans e travestis no Ceará. A SSPDS também destacou a unidade especializada da Polícia Civil, que oferece atendimento humanizado às vítimas. Crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres trans e travestis podem ser registrados em qualquer uma das 10 delegacias de Defesa da Mulher (DDM) da PCCE.
Segundo Bruna Benevides, presidente da Antra, o dossiê é uma ferramenta de denúncia, monitoramento e memória, além de qualificação de dados e informações. Bruna afirma que a pesquisa auxilia na elaboração de políticas públicas e proporciona um debate para a erradicação da violência. “O dossiê é uma denúncia gritante de que a sociedade tem falhado com a comunidade trans, que precisa assumir, portanto, compromisso na defesa da garantia da vida para nossa comunidade”, disse Bruna Benevides.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF

