Ceará
O programa Pé-de-Meia beneficia mais de 282 mil estudantes no Ceará com poupanças educativas
O programa Pé-de-Meia, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), está transformando positivamente a vida de 282,4 mil estudantes no Ceará.
O programa Pé-de-Meia, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), está transformando positivamente a vida de 282,4 mil estudantes no Ceará. No primeiro ano de execução, o estado recebeu um investimento de R$ 768,1 milhões, voltado para alunos do ensino médio, participantes do Cadastro Único (CadÚnico) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Essa expansão aumentou significativamente o alcance do programa, que inicialmente beneficiava apenas estudantes vinculados ao Bolsa Família. Em todo o Brasil, 3,9 milhões de alunos estão sendo contemplados, com um investimento total de R$ 12,5 bilhões em 2024. As contas dos beneficiários são abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal. Para movimentá-las, menores de idade precisam da autorização dos responsáveis, que pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência da Caixa.
O Ceará apresenta taxas de evasão escolar de 4% e repetência de 1,3%, segundo o último Censo da Educação Básica, de 2022. Esses índices estão abaixo da média nacional, mas ainda mostram a necessidade de políticas que incentivem a permanência dos jovens na escola, especialmente entre os mais vulneráveis.
Estudantes de ensino médio público e da EJA, cujas famílias estejam inscritas no CadÚnico (com renda per capita de até meio salário mínimo) até 15 de junho de 2024, podem se inscrever no programa.
Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca promover a permanência escolar, combater a evasão e democratizar o acesso ao ensino médio. Estados, municípios e o Distrito Federal colaboram na execução, fornecendo dados necessários para a inclusão dos estudantes no programa.
Com essa iniciativa, o Pé-de-Meia se consolida como uma das maiores políticas educacionais do Brasil, ao lado do Bolsa Família, reafirmando o compromisso do governo em garantir acesso e igualdade na educação.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

