Brasil
Cérebro do ex-lutador Maguila será doado para pesquisas na USP
O cérebro do ex-lutador Maguila será doado para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para aprofundar os estudos sobre Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) e criar medidas de prevenção. José Adilson Rodrigues dos Santos, que faleceu nesta quinta-feira (24), foi diagnosticado com ETC em 2013 e, em 2018, aceitou doar o órgão com o consentimento da família.
Conhecida informalmente como “demência do pugilista”, a ETC não tem cura e resulta dos golpes constantes sofridos por lutadores ao longo de suas carreiras. A FMUSP formou um grupo de pesquisa para estudar o impacto dessas concussões e pancadas em atletas de diferentes esportes.
Além da lenda do boxe brasileiro, outros ex-pugilistas, como Éder Jofre, que faleceu em 2022, e Bellini, zagueiro e capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958, falecido em 2014, também doaram seus cérebros. O Instituto da FMUSP possui o único banco de cérebros do Brasil e da América Latina.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

