Brasil
Segundo IBGE, Brasil tem mais de 250 mil indígenas analfabetos
Segundo o Censo 2022 divulgado pelo IBGE, mais de 255 mil indígenas brasileiros são analfabetos, representando 15,05% da população indígena no país. Em 2022, 1.694.836 pessoas se identificaram como indígenas no Brasil. A taxa de analfabetismo entre indígenas é duas vezes maior que a da população geral brasileira, que foi de 7% em 2022.
O IBGE ainda destacou que essa taxa corresponde ao percentual de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler ou escrever um bilhete simples no idioma que conhecem. Analisando exclusivamente a população residente em Terras Indígenas, a taxa de analfabetismo sobe para 20,8% em 2022.
Apesar do índice elevado, houve um aumento na taxa de alfabetização desde a pesquisa anterior, realizada em 2010. A taxa de analfabetismo entre a população indígena brasileira caiu de 23,4% para 15,05% em 12 anos. Entre os moradores de Terras Indígenas, o índice passou de 32,3% para os atuais 20,8%.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

